No Estadão: JBS-Friboi diz que suposto caso de ‘vaca louca’ não prejudica setor

Publicado em 30/04/2014 07:14
De acordo com empresa, ‘rígido controle’ em parceria com o Ministério da Agricultura impediu que carne possivelmente infectada chegasse ao mercado

 A JBS-Friboi divulgou comunicado nesta terça-feira, 29, informando que rígido controle exercido em conjunto com o Ministério da Agricultura impediu que animal suspeito de sofrer de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como "Mal da Vaca Louca", chegasse até os consumidores.

O texto é assinado pelo presidente da empresa, Miguel Gularte. Segundo ele, o episódio não deve representar qualquer impacto nas exportações brasileiras no segmento ou mesmo no mercado interno.

Segundo a empresa, "o rígido controle sanitário desempenhado pela companhia em conjunto com os fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi determinante para identificar com rapidez e eficiência" o caso.

De acordo com o comunicado, o evento "comprova a eficiência do processo de controle instalado em todas as unidades da companhia".

O caso. Um vaca nelore de 12 anos, supostamente infectada com a doença, foi identificada no Mato Grosso, prestes a ser abatida. Encontrava-se em frigorífico mantido pela JBS-Friboi em São José dos Quatro Marcos, no sudoeste do Estado.

O animal foi encaminhado para o frigorífico pela Fazenda Talismã, localizada no município vizinho de Porto Esperidião, fronteira com a Bolívia, de acordo com prefeituras das cidades.

No último sábado, 28, conforme diz o Ministério da Agricultura, foram abatidos outras cabeças de gado que tiveram contato com o animal supostamente doente.

Íntegra do comunicado. "O rígido controle sanitário desempenhado pela JBS em conjunto com os fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi determinante para identificar com rapidez e eficiência o suposto caso atípico da BSE (sigla em inglês da Encefalopatia Espongiforme Bovina, o 'Mal da Vaca Louca'). O caso foi reportado pelo Ministério da Agricultura na semana passada.

O evento, identificado em uma unidade da JBS em Mato Grosso, que conta com a presença diária de fiscais federais, comprova a eficiência do processo de controle instalado em todas as unidades da companhia. A rígida fiscalização sanitária e a capacidade técnica da equipe impediu que o produto chegasse ao consumidor final, garantindo um total controle sanitário e alimentar.

Sempre investimos no controle sanitário de nossas unidades e essa prática continuará sendo adotada por considerarmos esse um pilar fundamental da confiança que levamos até os Consumidores." 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário