Embrapa discute quebra de resistência do milho BT no norte do MT

Publicado em 09/06/2014 10:34
Simpósio Regional de Agronegócios discute aspectos técnicos e econômicos dos sistemas de produção. Oitava edição do evento será nesta terça e quinta-feira na Embrapa, em Sinop (MT)

Agricultura de precisão, quebra de resistência de milho BT, integração lavoura-pecuária, uso de touros melhorados na pecuária e a diversificação na agricultura familiar são alguns dos temas discutidos durante o 8º Simpósio Regional de Agronegócios que será realizado nesta terça e quinta-feira, na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT).

    O evento é promovido pela Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) e pela Embrapa e faz parte das atividades da 30ª Exponop. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora e local do evento. As vagas são limitadas a 130 em cada período do Simpósio.

    No primeiro dia de evento a programação terá início às 8h e contará com dois painéis e duas palestras, sendo que durante a manhã o foco é na pecuária e no período da tarde a agricultura será o tema de destaque.

    O primeiro painel do dia discutirá os aspectos econômicos da integração lavoura-pecuária. Participam da mesa de debate os produtores Agenor Pelissa e Mário Wolf, além do pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão Flávio Wruck. O professor da Unemat Wander Prado será o mediador das discussões.

    Na sequência, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Antônio Nascimento Rosa, falará sobre o aprimoramento dos sistemas de produção de gado de corte na região norte de Mato Grosso, com destaque para o uso de touros melhorados. Ao fim, haverá espaço para o depoimento de produtores.

    Durante a tarde, o segundo painel o potencial, os resultados e as dificuldades da agricultura de precisão no norte mato-grossense. Moderada pelo chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso Silva, a discussão terá as participações do pesquisador Luciano Shozo Shiratsushi, do consultor Jefferson Gabardo e do produtor rural Antônio Galvan.

    A programação do dia se encerra com uma palestra sobre as estratégias de manejo e resistência do milho BT no Brasil, mostrando a situação atual do problema. O tema será conduzido pelos pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo Alexandre Ferreira e Simone Mendes. Após a palestra, produtores serão convidados a compartilhar suas experiências.

    Agricultura familiar

    Na quinta-feira, dia 12, a programação do 8º Simpósio Regional de Agronegócios será destinada à agricultura familiar. Neste ano, a novidade é que além de uma palestra, haverá uma visita de campo no Sítio Tecnológico da EmbrapaAgrossilvipastoril. 

    A importância da diversificação da produção na propriedade será apresentada pelo agrônomo Jacob Kaiser, do Rancho 1000. Eles será sucedido pelo depoimento de outros agricultores, que poderão contar um pouco de suas experiências.

    Em seguida, três palestras mostrarão algumas das alternativas para a agricultura familiar, como pecuária de leite, piscicultura e olericultura. Os temas serão apresentados pelos pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril RobertaCarnevalli, Daniel Ituassú e Flávio Fernandes. Haverá ainda uma visita de campo em áreas de integração-lavoura-pecuária-floresta e de produção de hortaliças.

    Neste dia haverá almoço para os participantes na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e logo após, durante a tarde, será feita uma visita ao estande da agricultura familiar naExponop.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Agrossilvipastoril

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário