Mercado de Açúcar: ENFIM, UMA BOA NOTÍCIA

Publicado em 19/07/2014 12:33
por Arnaldo Luiz Correa, da Archer Consulting

O mercado de açúcar em NY fechou a semana em queda com o vencimento outubro/2014 encerrando a sexta-feira cotado a 16.97 centavos de dólar por libra-peso. Foi uma queda modesta no outubro/2014, de apenas 7 pontos. O mesmo não pode se dizer, no entanto, dos demais meses de negociação que conheceram quedas vigorosas entre 47 e 59 pontos, ou seja, entre 10 e 13 dólares por tonelada de variação negativa na semana. Note que o mercado continua caindo com pouco volume. E os fundos liquidaram suas posições compradas.

Desde o dia 10 de julho o mercado negocia abaixo da média de 50, 100 e 200 dias. Foi nessa condição que o mercado bateu as mínimas do ano, em janeiro.

Na exportação, os descontos precisam ser generosos para que os compradores apareçam. E os negócios na semana (umas 200.000 toneladas) com descontos de até 78 pontos para primeira quinzena de agosto. 

O total de moagem divulgado pela UNICA, acumulado até a segunda quinzena de junho, foi de 202.9 milhões de toneladas. O número foi considerado baixista pelo mercado que o comparou com o mesmo período do ano passado em que o total de moagem foi de 182.0 milhões de toneladas. A leitura do mercado é que o ritmo acelerado de moagem vai se manter. No contraponto, veja, por exemplo, a safra 2010/2011 quando no mesmo período analisado, mais de 215 milhões de toneladas foram moídas e depois encerrou-se o ano com 557 milhões. As previsões refeitas para este ano, em sua maioria, revisam o número para baixo. O consenso está agora entre 550-560 milhões de toneladas. E, no entanto, o mercado cai.

As vendas mensais de etanol para o mercado interno nos primeiros seis meses do ano, atingiram o total de 11.25 bilhões de litros, 12.3% maior do que o mesmo período no ano passado. O anidro respondeu por 4.83 bilhões de litros e o hidratado 6.42 bilhões de litros com variações de 24.2% e 4.8%, respectivamente. Por que essa diferença tão grande do hidratado em relação ao anidro? Claramente demonstra que o número de proprietários de veículos flex que preferem abastecer com etanol hidratado é estável (em função da perda da paridade com o preço da gasolina na maioria dos estados) enquanto que o anidro continua crescendo para fazer frente a alta no consumo de combustíveis (8.5% nos últimos 12 meses), conforme discutido aqui nesse espaço na semana passada. Como em média o primeiro semestre do ano representa 45% das vendas totais do ano, encerraríamos o ano de 2014 com 25 bilhões de litros. 

O que surpreende negativamente é o desempenho das exportações de etanol. Nos seis primeiros meses de 2014, o volume foi de apenas 768 milhões de litros, uma queda brusca de 36% em relação ao mesmo período do ano passado. Com o preço do milho caindo na bolsa de Chicago do nos últimos 30 dias em 13.4%, acumulando uma perda de 31.4% nos últimos doze meses, é natural que o etanol de milho ocupe alguns espaços no mercado internacional deixando o etanol brasileiro sem condições de competir.

Rumores que circularam no mercado na última semana, dão conta de que uma grande trading europeia com forte presença no mercado de petróleo e gás natural, estaria encerrando suas atividades no açúcar. Se for verdade, é mais um importante participante que se vai, diminuindo as opções para as usinas e concentrando ainda mais o mercado.

A boa notícia para o setor veio com a divulgação da pesquisa eleitoral para presidente. Dilma agora empataria com Aécio no segundo turno. Como ainda faltam 11 semanas até o pleito, existe real chance de o PT perder a eleição. Teria essa queda sido provocada pela antipatia, soberba e arrogância que Dilma demonstrou na final da Copa do Mundo quando centenas de milhões de espectadores viram pela TV sua indisfarçável expressão de desprazer que carregava ao entregar a taça para os campeões alemães e a deselegância da presidente no momento do gol alemão?

Se Dilma perder a eleição terá sido a primeira presidente a não se reeleger (exceto Fernando Collor que é outra história) para um segundo mandato, clara demonstração de que o eleitor não atura gente incompetente por tanto tempo. Nos últimos 100 anos, nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 4 presidentes não conseguiram se eleger: George Bush (pai), Jimmy Carter, Gerald Ford and Herbert Hoover. E todos sabem as razões. Dilma saberá as suas.

Nos últimos 30 dias o óleo de soja caiu 9% no mercado internacional, trigo quase 11%, milho 13.4%, soja 18.6% e algodão 24.7%. Não tem sido um bom mês para as commodities. Para o governo, a queda representa um alivio no preço dos alimentos enquanto empurra com a barriga o máximo que puder para não haver crescimento da inflação em ano eleitoral. 

A Archer está promovendo o I Curso Avançado de Opções Agrícolas, atendendo a pedidos de vários segmentos do agronegócio. Serão dois dias de curso focados exclusivamente em opções sobre commodities agrícolas. O curso ocorre dias 29 e 30 de julho em São Paulo.

Bom final de semana para todos.

Arnaldo Luiz Corrêa

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário