Monsanto reporta perda menor no 4º tri fiscal; vendas de milho sobem

Publicado em 08/10/2014 12:37

LOGO REUTERS (16408)

Por Carey Gillam

(Reuters) - A Monsanto, maior empresa de sementes do mundo, relatou uma perda menor no quarto trimestre fiscal nesta quarta-feira, e disse que os ganhos nas vendas de milho e soja ajudaram com um resultado que superou sua própria previsão para o ano.

"Estamos confiantes em nossa capacidade de entregar as metas que estabelecemos, tanto no curto prazo como no longo prazo", disse o presidente-executivo da Monsanto, Hugh Grant, em um comunicado.

A Monsanto, conhecida por suas sementes de milho e soja geneticamente modificadas, bem como pelo popular herbicida Roundup, disse que espera conseguir lucro por ação em uma faixa de 5,75 a 6,00 dólares no ano fiscal de 2015, inferior aos 6,03 dólares por ação que analistas esperavam.

A companhia disse que os lucros serão impactados pelo aumento dos investimentos em novas plataformas de tecnologia em 2015.

O analista Matt Arnold, da Edward Jones, disse que não houve surpresas nos resultados do quarto trimestre, e os investidores estão focados no próximo ano. Mesmo com os preços dos grãos deprimidos, produtos de sementes da Monsanto devem continuar populares entre os agricultores, disse ele.

"Nós pensamos que o ano fiscal 2015 pode correr razoavelmente bem mesmo em um ambiente agrícola bastante desafiador", disse Arnold.

A Monsanto disse que as despesas operacionais foram 15 por cento maiores no trimestre encerrado em 31 de agosto, em comparação com um ano atrás, mas as receitas totalizaram 2,6 bilhões de dólares, acima dos 2,2 bilhões de dólares um ano atrás.

A companhia disse que sua perda estreitou para 156 milhões de dólares, ou 31 centavos por ação, no quarto trimestre, ante 249 milhões de dólares, ou 47 centavos por ação, um ano antes. O trimestre mais recente incluiu um encargo de 4 centavos por ação relacionado a um acordo ambiental.

A perda em uma base contínua foi de 27 centavos por ação. Analistas, em média, estimaram uma perda contínua de 24 centavos por ação, de acordo com uma pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S.

As vendas de sementes de milho e produtos genéticos permaneceram um fator chave, totalizando 630 milhões de dólares para o trimestre, acima dos 618 milhões de dólares há um ano.

As sementes de soja e produtos genéticos totalizaram 199 milhões de dólares no trimestre, um aumento ante os 87 milhões de dólares um ano antes. A unidade de negócios da produtividade agrícola, que inclui o herbicida Roundup, informou um faturamento líquido de 1,25 bilhão de dólares, ante 1 bilhão no ano anterior.

As vendas líquidas em todo o ano totalizaram 15,9 bilhões de dólares, um aumento de 7 por cento ante 2013, ajudado em parte por vendas de soja recordes de 2,1 bilhões de dólares.

Em junho, a Monsanto previu ganhos contínuos para o ano todo de 5,10 dólares a 5,20 dólares por ação. A empresa disse que bateu o ponto alto do intervalo, com ganhos contínuos de 5,23 dólares por ação no ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário