No G1 -- Ibope no DF (votos válidos): Aécio 69%; Dilma 31%

Publicado em 13/10/2014 22:26 e atualizado em 14/10/2014 09:47 2443 exibições
No MS, Azambuja passa à frente de Delcídio, com empate na margem de erro (G1 / DF + Folha))

Pesquisa Ibope realizada no Distrito Federal e divulgada nesta segunda-feira (13) mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) na liderança da disputa à Presidência da República na capital, com 69% das intenções de votos válidos. A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), aparece com 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Aécio Neves (PSDB) – 63%
Dilma Rousseff (PT) – 28%
Brancos/nulos – 5%
Não sabe/não respondeu – 4%

Dados da pesquisa
A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo. Foram ouvidos 2.002 eleitores em todo o Distrito Federal entre os dias 1º e 4 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número DF-00072/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01015/2014.

Ibope, votos válidos para o Governo Distrital: Rollemberg tem 60%, e Frejat tem 40% no DF

Instituto ouviu 2.002 eleitores em todo o DF entre os dias 10 e 12 de outubro. Margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (13) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Distrito Federal:

Rodrigo Rollemberg (PSB) – 60%
Jofran Frejat (PR) – 40%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. 

Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Rodrigo Rollemberg (PSB) – 52%
Jofran Frejat (PR) – 35%
Branco/nulo – 8%
Não sabe/não respondeu – 5%

Rejeição
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição dos dois candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. O resultado foi o seguinte:
- Jofran Frejat (PR): 39%
- Rodrigo Rollemberg (PSB): 26%
- Poderia votar nos dois: 21%
- Não sabe/não respondeu: 16%

Avaliação do governo
A pesquisa Ibope também perguntou aos eleitores como eles avaliam a administração do governador Agnelo Queiroz. Para 2%, o governo é “ótimo”; 13% o consideram “bom”; 29%, regular; 16%, “ruim”; e 38%, “péssimo”. Não sabem ou não responderam somaram 5%.

Dados da pesquisa
A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo. Foram ouvidos 2.002 eleitores em todo oDistrito Federal entre os dias 10 e 12 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número DF-00081/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01085/2014.

Ibope, votos válidos: Aécio tem 55% e Dilma, 45%, em Mato Grosso do Sul

3694343.jpg

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (13) aponta os seguintes percentuais de votos válidos na corrida presidencial apenas com eleitores de Mato Grosso do Sul:

- Aécio Neves (PSDB) - 55%

- Dilma Rousseff (PT) - 45%

A pesquisa foi encomendada pela TV Morena.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada com eleitores de MS são:

Aécio - 49%
Dilma - 41%
Brancos e nulos - 7%
Não sabe ou não respondeu - 3%

Ibope ouviu 812 eleitores em 32 municípios de 10 a 12 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE) sob o protocolo MS-00065/2014.

Azambuja e Delcídio estão empatados em Mato Grosso do Sul, mostra Ibope

O segundo turno das eleições estaduais em Mato Grosso do Sul começa em empate técnico, mostra o Ibope: os candidatos Reinaldo Azambuja (PSDB) e Delcídio Amaral (PT) dividem a liderança, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13) pelo instituto.

Azambuja, que terminou a votação em segundo lugar, aparece à frente, com 51% das intenções de voto. Delcídio tem 49%.

Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, a situação é de empate técnico.

É a primeira vez que o tucano aparece à frente de Delcídio nesta eleição.

Na votação do primeiro turno, o senador petista fez 43% dos votos válidos, contra 39% de Azambuja. O terceiro colocado, Nelsinho Trad (PMDB), assim como os partidos de sua coligação, anunciou apoio ao tucano.

Azambuja, que é deputado federal em primeiro mandato, foi prefeito de Maracaju (1997-2004), no interior de Mato Grosso do Sul, e é proprietário rural. É um dos candidatos mais ricos do país: tem patrimônio declarado de R$ 37 milhões.

Delcídio é senador em segundo mandato. Engenheiro, foi diretor da Petrobras e chegou a participar do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) entre 1995 e 2001. Na campanha, diz ser "o governador de todos", e procura atrair eleitores que normalmente não votariam no PT.

O Ibope ouviu 812 eleitores entre sexta (10) e domingo (12). A pesquisa foi feita em parceria com a TV Morena, afiliada da Globo.

O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número MS-00065/2014. 

NA REUTERS: 

Vox Populi mostra empate técnico com vantagem numérica de Dilma sobre Aécio

SÃO PAULO (Reuters) - Pesquisa Vox Populi divulgada nesta segunda-feira mostrou empate técnico na disputa do segundo turno da eleição presidencial entre Dilma Rousseff, que tenta a reeleição pelo PT, e o candidato do PSDB, Aécio Neves, com vantagem numérica para a presidente.

Segundo o levantamento realizado no sábado e domingo, Dilma tem 45 por cento das intenções de voto contra 44 por cento de Aécio. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Os eleitores que planejam votar em branco ou nulo somam 5 por cento, e os indecisos outros 5 por cento.

Considerando apenas os votos válidos (que excluem os brancos, nulos e indecisos), a presidente tem 51 por cento e o tucano soma 49 por cento.

As pesquisas mais acompanhadas pelos analistas, Datafolha e Ibope, divulgaram na quinta-feira passada levantamentos que mostravam empate técnico, mas com vantagem numérica para Aécio. Pelo eleitorado total, o placar favorável ao tucano era de 46 a 44 por cento; pelos votos válidos era de 51 a 49 por cento. A margem de erro das duas pesquisas é de 2 pontos percentuais.

No levantamento divulgado nesta segunda-feira, o Vox Populi ouviu 2.000 eleitores em 147 municípios.

(Por Alexandre Caverni)

Tags:
Fonte:
G1 DF/MS + Folha + Reuters

0 comentário