Mercado de açúcar: BAIXANDO A FEBRE SEM MATAR O DOENTE

Publicado em 01/11/2014 10:43
Arnaldo Luis Correa, da Archer Consulting

O preço do barril do petróleo acumula queda de 12% no mercado internacional apenas neste mês de outubro (no acumulado do ano temos 18.5% de perda) permitindo ao governo federal empurrar com a barriga um eventual ajuste no preço da gasolina. 

Embora existam rumores de que um aumento de 5% está para ser anunciado, até que ele venha a ocorrer a sinalização que o mercado internacional de açúcar percebe é que a paridade com o etanol forçosamente desloca a curva de preços para abaixo do custo de produção e, por conseguinte, antevê que mais cana será destinada à fabricação de açúcar no início da safra 2015/2016. Assim sendo, o resultado é NY despencando nessa sexta-feira, com o vencimento março de 2015 encerrando o pregão ligeiramente acima dos 16 centavos de dólar por libra-peso. 

Na semana, a perda foi de oito dólares por tonelada, com os meses de negociação depreciando entre 17 e 36 pontos, com maior pressão evidente nos meses de vencimento mais curto.

Os negócios de exportação no físico estão praticamente paralisados. O pouco volume que foi negociado apresentou basicamente os mesmos descontos praticados na semana passada, ou seja, entre 100-115 pontos. Os spreads estão mais firmes, destaque para o maio/julho de 2015 que encerrou a 30 pontos com carrego de 11.52% ao ano. 

Alguns traders lá fora especulam que o real pode atingir a mínima de 2.7500-2.8000 até o final do ano que vem com a deterioração da economia brasileira e o mau humor com o qual o mundo está olhando o Brasil após a reeleição de Dilma. Se considerarmos factível esse cenário e considerando o custo de produção das usinas em torno de R$ 800 por tonelada e um topo de R$ 950-1000 por tonelada como objetivo de fixação, o julho e o outubro de 2015 teriam – em tese – espaço para cair ainda uns 100 pontos pelo menos. Essa percepção segura qualquer rally (subida repentina de preços) no mercado.

O setor deve se preparar para um 2015 ainda muito difícil. Recentes notícias sobre problemas financeiros envolvendo um grande grupo do setor azeda o humor dos agentes financeiros e atinge a todas as usinas cujas negociações estão em andamento. Aumentam as garantias exigidas pelos bancos apenas para renovarem linhas que estão vencendo. Dinheiro novo é uma raridade. É prudente que haja criatividade por parte dos bancos, sem perder a atitude realista para com o cenário atual, sob o risco de darem um tiro no próprio pé. Precisam baixar a febre do doente sem exagerar na dose e correr o risco de hipotermia. 

A ANP, Agência Nacional do Petróleo, divulgou o consumo mensal de combustível do mês de setembro/2014: 1.08 bilhão de litros de etanol hidratado e 3.78 bilhões de litros de gasolina C. Com esses números o acumulado de doze meses salta para 55.8 bilhões de litros consumidos, ou 9.23% acima do mesmo período do ano passado. O consumo de hidratado nos últimos doze meses subiu 1.8 bilhão de litros enquanto o consumo de gasolina C (que contem anidro) cresceu 2.9 bilhões de litros. O mix de combustíveis para automóveis e veículos leves no Brasil está em 41.3% para etanol e 58.7% para a gasolina, um ganho de 3.5 pontos percentuais para o etanol em doze meses. Pena que o preço não ajuda.

O que o país assistiu nessas eleições foi a vitória de um partido que prega o ódio e a divisão de classes. O estrago moral e a destruição de valores éticos que o PT tem causado ao País nos últimos anos, culminando agora com uma campanha eleitoral das mais sórdidas e inescrupulosas, levarão décadas para serem consertados. A ética do PT pouco difere das piores ditaduras do planeta de agora e de outrora. Preferem investir na pobreza a acabar com ela, pois quanto mais miserável e necessitado for o povo tanto melhor para o partido. Pregam o terror e dividem o país entre pobres e ricos, norte e sul, como nunca se vira antes. Não foram os nordestinos que deram a vitória à Dilma, mas a pobreza. E o PT quer eternizá-la para assim se perpetuar no poder. Depois de catar os cacos espalhados no chão por essa prática política sórdida, baixa e nefasta, o país verá emergir uma oposição mais forte e vigilante. Dilma e o PT dificilmente conseguirão prosseguir com seu projeto de transformar o B rasil numa Venezuela. Nessa eleição, os vencedores saíram moralmente derrotados e os derrotados saíram moralmente vitoriosos. A vida segue.

Bom final de semana para todos

Arnaldo Luiz Corrêa

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário