Mapa tenta acordo diplomático para abertura do mercado de milho para a China
O atual ministro da Agricultura, Neri Geller, está em missão diplomática na China, após passar pela Arábia Saudita em uma negociação para derrubar o embargo à carne bovina brasileira. O objetivo da viagem é abrir mercados para a proteína animal, assim como para o milho. Geller deixa claro que a intenção é trazer novas possibilidades para a produção excedente do centro-oeste, assim como a valorização da produção brasileira.
O acordo com a Arábia Saudita já está consolidado e em breve receberá carne de origem brasileira, aguardando apenas a resolução de trâmites legais para tornar a decisão oficial. Na China a situação também está prestes a acontecer, em que o Brasil deixaria realizar embarques por Hong Hong, passando diretamente para Pequim. Segundo o ministro, este desvio eleva de 25% a 30% os custos de produção aos produtores brasileiros.
A expectativa é de que a partir de janeiro já haja embarque de cerca de US$ 300 a US$ 400 milhões em carne bovina com destino ao mercado chinês. O que representa um aumento imediato no consumo de grãos na ordem entre 1,5 milhões de toneladas a 1,8 milhões de toneladas. Para o ministro, a situação já está consolidada e o momento é de investimentos para o setor de proteína animal.
Milho
Em sua visita diplomática à China, o ministro também tenta o acordo para abertura de mercado para o milho brasileiro. O compromisso ainda não foi firmado e deverá se consolidar na próxima reunião que será realizada já no próximo sábado (15). Segundo Geller, a principal intenção deste acordo é trazer uma resolução de curto prazo para o excedente de produção de milho, que beneficiará principalmente o centro-oeste. Caso a decisão seja firmada, o Brasil passará a realizar o embarque não apenas da proteína, levando a produção de grãos brasileira a novas possibilidades.
Ministério
Geller também comentou sobre a possível saída do Ministério da Agricultura. O ministro se mostrou tranquilo com a situação e disse que não há nada resolvido quanto a esta questão. Em conversas com a presidente Dilma Rousseff deixou claro a agenda de prioridades do mistério. “Pode ser que fique, pode ser que não fique”, conclui o atual ministro.
0 comentário
Redução das retenciones na Argentina pressiona grãos em Chicago; retomada de alta do boi pode acontecer em fevereiro
Para CNA, Paten reforça compromisso do agro com desenvolvimento sustentável
Imaflora e Agroicone lançam formação executiva inédita para agronegócio sustentável
Dinamarca diz que concorda com EUA em discutir sobre Groenlândia mais para frente
Plano Safra vai estimular produção maior de alimentos da cesta básica, diz Fávaro
Supersafra deve baratear alimentos e não haverá preço artificial no país, diz Rui Costa