Levantamento estima déficit de 6 milhões de toneladas em armazenagem no MS

Publicado em 01/12/2014 09:53

Mato Grosso do Sul terá um déficit de armazenagem de 6 milhões de toneladas na safra 2014/2015. A informação é do levantamento feito pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul com base em dados do relatório de novembro da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento. Pela estimativa a produção de grãos de soja e milho deve atingir a casa de 14 milhões de toneladas sendo que a capacidade estática de estocagem do Estado é de aproximadamente  8 milhões de toneladas.

O Estado tem, atualmente, 856 locais para armazenagem distribuídas entre as indústrias, cooperativas e de produtores rurais. A maior parte dos armazéns, ou 60,6%, está na região Sudoeste de Mato Grosso do Sul.  Apesar dos números, o relatório mostra que a defasagem entre o volume de produção de grãos por safra e a capacidade estática de armazenagem no Brasil ainda é grande.  “Para tornar o Brasil competitivo, é preciso reduzir custos, otimizar o transporte e ampliar a capacidade de estocagem”, explica o técnico do Sistema Famasul, Justino Mendes.

Em âmbito nacional, a situação não é diferente: a próxima safra deve registrar 200 milhões de toneladas de grãos, enquanto a capacidade para armazenar é de 148,2 milhões de toneladas. A referência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) considera que o ideal é que para cada tonelada de grão produzido, a capacidade de estocar seja de 1,2 toneladas.

Para minimizar o déficit, o produtor, que já está acostumado a situação, busca alternativas como, por exemplo, armazenar grãos em silos dentro da propriedade. Com a estrutura, é possível reservar os grãos e controlar o fluxo de oferta e demanda dos produtos ao longo do ano, abastecendo o mercado nos períodos de entressafra. Apenas 12,5% dos produtores sul-mato-grossenses consegue estocar grãos na fazenda.

“O produtor armazena de 30 a 40% do total produzido, seja dentro ou fora da propriedade. Diante da falta de espaço, ele não pode esperar por um momento mais oportuno no mercado e precisa garantir a comercialização rápida da soja e do milho para não ter perdas”, ressalta o coordenador técnico da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, Lucas Galvan.

De acordo com a Granos Corretora, 18,4% da safra 2014/2015 de soja já está comprometida, ou seja, vendida antecipadamente.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário