Emplacamento: Votação da emenda é adiada para esta quarta (10); veja esclarecimentos do Denatran sobre a normativa

Publicado em 09/12/2014 15:57

O texto da emenda do deputado Luis Carlos Heinze, que está no relatório da MP de isenção tributária (656/14) e prevê o fim da exigência do emplacamento de tratores e máquinas agrícolas teve sua votação adiada para esta quarta-feira (10) às 14h (horário de Brasília), depois do prazo de 24 horas. O assunto entrou em pauta nesta terça (9), seria votado, porém, foram pedidas vistas para o relatório.

O material passará primeiro pela Comissão Mista e, sem seguida, nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A emenda foi acatada pelo relator da MP, Eunício Oliveira, porém, a relatoria foi transferida e fica agora com o senador Romero Jucá. 

"Neste meio tempo, negocio com os ministérios da Justiça e das Cidades para evitar um novo veto e, assim, encerrar esse assunto definitivamente", disse Heinze no Facebook. 

11 de Dezembro - Até que o assunto não se resolva, os produtores do Brasil, principalmente do Sul do país, se mobilizam para realizar um protesto contra a normativa que prevê a exigência do emplacamento no próximo dia 11 de dezembro, quinta-feira. 

Saiba mais:

>> Produtores do PR e RS organizam uma mobilização contra o emplacamento de veículos rurais para o próximo dia 11 de dezembro

Na Agência Câmara: Relator da MP de isenção tributária sugere que votação seja feita nesta quarta-feira

O relator da comissão mista que analisa a Medida Provisória 656/14, senador Romero Jucá (PMDB-RR), está lendo neste momento o seu parecer ao texto. Ele sugeriu que, após a leitura, seja pedida vista coletiva para que o texto seja analisado e votada nesta quarta-feira (10), a partir das 10 horas.

A MP prorroga normas de isenção tributária e regulamenta medidas para estimular o crédito imobiliário, além de estabelecer regras para devolução de mercadoria estrangeira não autorizada a ingressar no País.

A relatoria foi transferida do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) para o senador Romero Jucá.

Esclarecimentos sobre a normativa

O Ministério das Cidades, na representação do Denatran - Departamento Nacional de Trânsito -, trouxe alguns esclarecimentos sobre a normativa que prevê a necessidade do emplacamento de tratores e máquinas agrícolas. 

Emplacamento x Registro - O texto da resolução mostra que os veículos que não são facultados a circular em via pública não precisam de emplacamento, só de registro. Segundo a resolução do Contram (Conselho Nacional de Trânsito) no 454/13 define as características e os itens de segurança obrigatórios para uma máquina agrícola transitar em via pública. 

"Todas as máquinas que atendam o previsto nesta resolução estarão aptas a transitar em via pública. Contudo, também deve ser atendido os itens da resolução do Contran 429/12. Essa resolução de aplica aos veículos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2013 e não tem caráter obrigatório, apenas faculta o registro e o licenciamento aos veículos que irão transitar em via pública. A resolução Contran 447/13 estendeu o prazo, especificamente para as máquinas agrícolas, até 31 de dezembro de 2014. As penalidades estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e são as mesmas aplicadas a qualquer veículo que transite em vias públicas".

Fiscalização - Ainda de acordo com o Denatran, a fiscalização será feita pelos órgãos de trânsito dos estados, municípios e pela Polícia Rodoviária Federal e estadual. Já o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) fica a cargo dos estados. 

Pré Cadastramento - Sobre o parágrafo do artigo 1 que fala da necessidade do pré-cadastramento dos tratores fabricados antes de 1º de janeiro:

§ 2º Para os tratores fabricados antes de 1º janeiro de 2013 o registro, quando necessário, poderá ser feito sem necessidade de pré-cadastramento. 

O Denatran explica que os efeitos da resolução não tem caráter obrigatório "apenas faculta o registro e o licenciamento aos veículos que irão transitar em via pública. O § 2 prevê a possiblidade para que, se houver a necessidade, possa ser realizado o registro e o licenciamento de máquinas fabricadas entes de 1º janeiro de 2013 (...) Para o veículo que não transita em via pública não será necessário o registro e licenciamento".

Tratores emplacados de fábrica - O Denatran informou ainda que os tratores não sairão de fábrica emplacados e isso será uma opção do comprador. "As máquinas agrícolas são emplacadas nos órgãos de trânsito do estado e município. A resolução vale para os agricultores que irão usar esses veículos em vias públicas".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • marciel vieira cintra DOURADOS - MS

    O governo isentou o emplacamentos dos tratores que prestam serviços para a construção. Primeiro, o contran através da resolução 429/2012 obrigou todas as máquinas. Mas depois, a resolução 434 do Contran isentou as outras empresas, sobrando a conta apenas aos agricultores.

    0
  • antonio costa reis Itamogi - MG

    pergunta: estrada vicinal é via publica ??

    0