Falta de chuva e corte no fornecimento de água para irrigação comprometem agropecuária

Publicado em 29/01/2015 10:23
Expansão das políticas de armazenagem de água contribuiria para o abastecimento hídrico

Assim como a população urbana, a agropecuária tem sentido os efeitos da falta de chuvas, do calor intenso e da escassez de água para irrigação, mas os produtores rurais podem, no longo prazo, contribuir ainda mais para minimizar os efeitos das crises hídricas. A contribuição depende, no entanto, da expansão das políticas para produção sustentável e para armazenamento de água durante o período chuvoso. Este volume poderá, em situações como a atual, abastecer, além das propriedades rurais, as cidades.
 
Nelson Ananias Filho, assessor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), explica que existem alguns programas estaduais e federais – o Produtor de Água e o de Recuperação de Matas Ciliares, entre outros – que incentivam a “produção de água” nas propriedades rurais a partir de práticas produtivas sustentáveis. Mas eles são incipientes. “Além de não alcançarem todos os produtores, ainda faltam políticas que permitam o armazenamento da água da chuva que não se infiltra no solo”, afirma.
 
De acordo com ele, o Brasil não tem uma política de “reservação” (armazenagem) de água. Apesar da importância da prática para o equilíbrio hídrico e a necessidade de aproveitamento desse recurso, não há regras, nem tampouco incentivos, para quem coleta água da chuva. “Falta uma legislação, inclusive com a definição de normas para intervenções pontuais em áreas de preservação permanente”, alerta. A Lei 12.787, que estabelece a Política Nacional de Irrigação, é de 2012, texto que ainda carece de regulamentação.
 
Diante do quadro atual, o representante da CNA lembra que os produtores que têm sistemas de irrigação em suas propriedades são os primeiros “a terem suas torneiras fechadas” quando há falta água. Em situações de crise, a prioridade é a dessedentação animal e o abastecimento público, como previsto em lei. Para outros usos – irrigação, atividades industriais, mineração, saneamento e turismo – a liberação fica suspensa.
 
Sem chuva ou água para irrigar as lavouras, a expectativa é de queda na produção da safra de verão, que está começando a ser colhida, e de impacto para o café, a cana-de-açúcar e outras culturas de ciclo menor. Os prejuízos ainda serão quantificados, mas devem ser percebidos especialmente na região Sudeste, onde foi registrado um período de estiagem em janeiro. “Toda a agricultura está sentindo os efeitos do clima”, resume. Ele estima quebra de 20% a 50% na produção para as culturas de ciclo mais curto, como frutas e hortaliças. Na cana-de-açúcar, a quebra esperada é de 30% e no café, de 20% a 30%. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário