Índice de preços globais de alimentos da FAO cai à mínima de quase 5 anos

Publicado em 02/04/2015 11:00

LOGO REUTERS

ROMA (Reuters) - Os preços globais dos alimentos caíram em março para seu nível mais baixo em quase cinco anos com a oferta da maioria das commodities, incluindo cereais e carne, mantendo-se forte, informou nesta quinta-feira a agência da ONU especializada em alimentos.

O índice de preços da Agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que mede as mudanças mensais em uma cesta de cereais, oleaginosas, laticínios, carnes e açúcar, atingiu média de 173,8 pontos no mês passado, o menor patamar desde junho de 2010 e 2,6 pontos abaixo de sua leitura de fevereiro.

"Nós temos um pouco de excedente de oferta no mercado e isso está definitivamente criando pressão em toda a cadeia, exceto nos preços dos produtos lácteos", disse o economista da FAO Abdolreza Abbassian.

A produção global em alta e a baixa dos preços do petróleo têm ajudado a limitar os preços dos alimentos no último ano. O índice tem tido declínio desde abril de 2014.

A FAO elevou sua previsão para a produção mundial de cereais em 2015 para 2,544 bilhões de toneladas, 2 milhões de toneladas acima da previsão de fevereiro, de 2,542 bilhões de toneladas.

Os estoques de cereais no final da temporada 2014/15 foram estimados no seu patamar mais elevado em quase 15 anos, chegando a 645,3 milhões de toneladas, ante estimativa anterior de 630,5 milhões de toneladas.

(Por Steve Scherer)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário