A China e o seu passa-moleque no Brasil, por Adriana Vandoni

Publicado em 11/06/2015 08:17
sobre a ferrovia transoceanica ou transcontinental ou ferrovia do Peru (enfim, seja lá o nome que isso venha a ter..) (NA)

A China e o seu passa-moleque no Brasil, por Adriana Vandoni

Ferrovia-transcontinentalEscrevi outro dia aqui sobre esses pacotes de incentivo do governo federal, que prevêem gastos volumosos e grandes obras, e que em sua maioria mal saem do papel. Foi isso o que de fato ocorreu em sua quase totalidade. Agora temos esse novo pacote, e, dentro dele, a ferrovia transcontinental, com capital chinês, que inclusive mobiliza o meio político de Mato Grosso.
Se tem capital chinês, então sai, li alguns escreverem!
Agora, leiam o que escreveu o colunista Kennedy Alencar, conhecido petista, e que tem acesso a fontes dentro do Palácio do Planalto:

“A Ferrovia Bioceânica foi incluída no pacote de concessões a pedido das autoridades chinesas que estiveram em Brasília recentemente. Ministros desconfiam que esse projeto possa ser usado pela China para pressionar a Nicarágua, onde há resistências ambientais e dificuldade de desapropriação de terras, a liberar a construção de um canal ligando o Mar do Caribe, no Atlântico, ao Oceano Pacífico. Ou seja, há risco de o Brasil acabar sendo usado como laranja.

Os chineses são pragmáticos, e não duvidem que, se for do seu interesse, farão isso com o governo “cumpanhêro” para conseguir seus objetivos. Ameaçarão a construção pra conseguir facilidades na Nicarágua, e, conseguindo seu objetivo, deixarão os daqui a ver navios. Eles podem até estar certos nesse jogo político com a Nicarágua. O difícil é deixar nosso país ser usado como idiota.

E a crise econômica está apenas começando

CamarottiAprovação de 8% do governo Dilma preocupa auxiliares – do  Blog do Camaroti
Recentemente, o Blog revelou que o Palácio do Planalto teve acesso a uma pesquisa que apontava que, pela primeira vez, a aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff está abaixo dos 10%. Sabe-se agora que numa das simulações, o índice ótimo e bom do governo foi de apenas 8%.

Desde a redemocratização, só ex-presidente Fernando Collor havia atingido – em seu pior momento – um patamar semelhante. Nas palavras de um auxiliar direto da presidente Dilma, essa queda acentuada da popularidade tem reflexo direto no ânimo dos petistas.

“O clima de hostilidade na rua aos integrantes do PT é enorme”, observou esse auxiliar. “Há uma mistura explosiva de dois fatores que ajudam a entender esse momento do governo: uma situação econômica muito difícil e a visibilidade que

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Fonte:
Blog Adriana Vandoni

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1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Há mais de meia duzia de anos venho falando e escrevendo, dando entrevistas neste assunto recorrente, o custo da logística brasileira. Uma máxima é inexorável: "A menor distância entre dois pontos é a distância econômica"... Nada a ver com exame de mapas (sempre planos), ferrovias, hidrovias e o escambau. Temos a Serra do Mar para ser transposta onerosamente. Agora tem gente sonhando em transpor a Cordilheira dos Andes com vagões de soja e milho... Aparece cada poeta que é incrível! Muitas vezes já afirmei que o frete ferroviario é viavel para transporte de produtos ponto a ponto ou seja, exemplo farelo de soja ou minerio de ferro. Durante o ano todo o TREM vai e volta com o mesmo objetivo. Transportar grãos sazonalmente é inviável.... mas aqui no Brejil para "justificar" a viabilidade da ferrovia neste caso, o que fizeram? Estabeleceram elevado pedágio nas rodovias, cujo valor chega a superar o custo do combustível dos caminhões. Pasmem!

    Está na cara que devemos "industrializar" e transformar em carnes, leite e ovos os grãos lá de longe.

    Hidrovia, outro sonho, não fossem as cachoeiras, as corredeiras e a falta de eclusas tem os óbices das ongues ambientais, indigenistas e quilombolas e a falta de Navios Vazios no norte do país. Descarregam no Sudeste e depois seguem carregando água do mar para dentro dos rios amazônicos de água doce, provocando desastres ecológicos etc...

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    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Muita coisa pode ser dita em favor de ferrovias, e se o Brasil fosse um País capitalista, já teriamos várias delas espalhadas pelo País, ao invés de promessas feitas por comunistas demagogos. Todas as entidades estão interessadas não em livre comércio, competição, não pois isso acabaria com seus negócios. Por isso é preciso defender o "status quo", o sistema pelo qual se alimentam. Todos, com destaque em alguns aspectos para certas entidades que agarram-se ao poder como carrapatos. Quem não lembra de certa entidade promovendo a "colaboração" de todos em prol do governo para que houvessem melhorias no sistema logistico? Qual o resultado até agora? Concessões com financiamento do BNDS, que irão para os mesmos grupos que até agora assaltam a república. No setor privado ocorre o mesmo que no público, as mudanças são sempre no sentido de fortalecer as instituições que impedem o desenvolvimento e crescimento das pessoas, para que o crescimento e desenvolvimento possivel de ser alcançado não saia de sua próprias mãos, por meio das instituições da república.

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    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      Um dos exemplos de como as coisas funcionam diferente no Brasil está aqui no Paraná: A Ferroeste, hoje Ferropar, que liga Cascavel a Guarapuava, e depois se destina a Paranaguá, cobra tarifas mais caras por tonelagem que o modal rodoviário, além de levar 3/4 dias pra chegar ao porto. Dá pra entender???

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    • Gilberto Rodrigues Freitas Mineiros - GO

      Caro Telmo;

      Sempre achei que as hidrovias fossem a solução, aí vc diz ser sonho... Pq?

      As barcaças desceriam com grãos e subiriam com insumos (adubo por ex.), haveria fluxo sim...

      Como funciona esta aí do Rio Paraguai (Cáceres-MT)?

      Explica melhor, por favor.

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