Chuva intensa antecipa recuperação e Cantareira sai do volume morto

Publicado em 30/12/2015 09:45

Depois de mais de 19 meses de dependência do volume morto para abastecimento da população na Região Metropolitana de São Paulo, o Sistema Cantareira conseguiu recuperar, nesta quarta-feira (30), a quantidade de água que havia sido usada da reserva técnica desde maio de 2014. Com isso, o manancial mais afetado do estado paulista na crise hídrica voltou a operar somente com o seu volume útil.

Especialistas ouvidos pelo G1, no entanto, alertam que o Cantareira ainda segue em crise porque não se recuperou totalmente. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) também afirmou que não descarta voltar a usar a reserva técnica no próximo período seco, com a chegada do inverno.

O fim da dependência da reserva técnica ocorreu antes do previsto pela Sabesp. A expectativa era de uso até o fim do verão, com probabilidade de 98% de o Cantareira sair do volume morto até abril.

A chuva acima da média nos últimos meses acelerou o processo e as represas acumularam mais água por causa da precipitação intensa e entrada de água no manancial.

Até o momento, dezembro registrou 258,2 mm de chuva. O esperado para o mês eram 219,4 mm. Mesmo assim, a Sabesp afirmou que a crise ainda não acabou nos reservatórios do estado operados pela companhia na Grande São Paulo, já que o sistema ainda vive uma "restrição hídrica", segundo a assessoria de imprensa da empresa.

Veja a notícia na ínitegra no site do G1 São Paulo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário