Empresários do agro precisam estar atentos a dólar, tecnologia e sustentabilidade, diz economista

Publicado em 18/10/2016 06:35

Em talk show apresentado nesta segunda-feira (17) na cerimônia de premiação Melhores do Agronegócio, evento realizado há 12 anos pela revista Globo Rural, o economista e sócio da MB Associados, José Roberto Mendonça de Barros, afirmou que é impossível os empresários do agronegócio brasileiro se prevenirem totalmente dos riscos de uma economia em recessão e de um mercado internacional também turbulento. Por outro lado, o especialista disse que é possível, sim, mitigar riscos. E isso se dá pela proteção em relação às variações do dólar, além de investimentos em tecnologia e em produção cada vez mais sustentável.

“Num país com juro real alto, o grande desafio é manter o grau de endividamento com cautela. Assim, é mais fácil se segurar em qualquer eventualidade climática ou outro imprevisto. Mesmo se o juro real fosse baixo, a alavancagem elevada pode levar um projeto à falência e todos vocês conhecem exemplos concreto disso”, acrescentou o economista.

Já os investimentos em tecnologias, segundo Mendonça de Barros, precisam ser constantes, embora o país já tenha adotado práticas revolucionárias no setor, como o Plantio Direto na Palha. Com o avanço tecnológico é possível elevar a produtividade, fator fundamental para também reduzir os custos cada vez maiores do segmento. 

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário