FPA: Projeto de Nilson Leitão define normas para o trabalho rural

Publicado em 09/11/2016 12:57

O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária apresentou na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, o Projeto de Lei 6442/2016, que institui normas reguladoras do trabalho rural. Conforme Nilson Leitão, a ideia é criar uma legislação trabalhista moderna para o campo, substituindo o texto da Lei 5889, que tem mais de 40 anos.

A proposta de Nilson Leitão tem uma abrangência muito maior, pois tem 166 artigos, contra 21 da lei em vigor. O projeto do vice-presidente da FPA revoga a lei vigente e a Portaria nº 86 que aprovou a NR-31, Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura, atendida no novo texto.

“Nossa proposta é unificar os diversos temas relacionados ao trabalho rural em um único normativo, observando suas peculiaridades, facilitando o conhecimento da lei para empregadores e trabalhadores rurais, estejam empregados ou não, e garantindo dessa forma a necessária segurança jurídica para o setor”, justificou Leitão.

Segurança e saúde do trabalho, com desdobramentos sobre máquinas, defensivos agrícolas e Equipamento de Proteção Individual (EPI), temas como as horas in itinere (tempo que o empregado gasta até o seu local de trabalho e para o retorno quando o transporte desse empregado é fornecido pelo empregador), jornada extraordinária em termos similares aos existentes atualmente para tratoristas, cotas para jovem aprendiz e portadores de necessidades especiais estão contemplados no projeto de lei apresentado por Nilson Leitão.

“As leis brasileiras e, ainda mais, os regulamentos expedidos por órgãos como o Ministério do Trabalho, são elaborados com fundamento nos conhecimentos adquiridos no meio urbano, desprezando usos e costumes e, de forma geral, a cultura do campo”, finalizou o parlamentar.

O texto do PL 6442/2016 aguarda despacho da Mesa Diretora para ser encaminhado às comissões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário