MPF em Santos investigará incêndio em unidade da Vale Fertilizantes em Cubatão

Publicado em 06/01/2017 10:55

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério Público Federal em Santos (SP) determinou a instauração de um inquérito para investigar o incêndio registrado na quinta-feira em uma unidade de fertilizantes da mineradora Vale em Cubatão, devido a preocupações com possível vazamento de produtos químicos, segundo comunicado do MPF nesta sexta-feira.

Os procuradores consideram "urgente" a investigação das causas do incêndio, que segundo eles podem representar risco real de saúde à população local e dos trabalhadores da região, além de danos ao meio ambiente.

"Entre as possíveis substâncias emitidas à atmosfera está o nitrato de amônio, que causa irritações e pode gerar problemas respiratórios", destacou o MPF.

A Vale Fertilizantes afirmou, em nota no final da noite de quinta-feira, que o incêndio foi controlado e que uma equipe seguia trabalhando "para apagar pequenos focos que não oferecem riscos".

A empresa disse que não houve vítimas e que dois bombeiros que se sentiram mal ao combater o incêndio passavam bem.

Moradores e empresas que precisaram retirar seus funcionários das proximidades após o fogo já foram autorizados a retornar.

O Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Vale Fertilizantes, Paulo Pimenta, disse que durante o incêndio pode ter havido liberação de "fumaça levemente tóxica" na região e que a empresa irá apurar as causas do incidente

"O próximo passo é realizarmos uma investigação detalhada para descobrir a causa desse incêndio, que não é comum nesse tipo de armazém", disse o gestor, em vídeo publicado pela Vale em sua página na internet.

De acordo com a empresa, o fogo teve início em uma correia transportadora que alimenta o armazém da unidade de nitrato de amônio do complexo industrial.

A Unidade 2, atingida pelo incêndio, está em atividade desde 1970 e produz fertilizantes fosfatados e nitrogenados.

Procurada, a Vale não comentou imediatamente o pedido de abertura de inquérito do MPF de Santos.

(Por Luciano Costa)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário