Carne Fraca derruba preços da soja no mercado mundial

Publicado em 25/03/2017 05:17 e atualizado em 25/03/2017 06:14
Rally de venda no pregão desta sexta feira tirou 15 cents do valor da soja negociada em Chicago

A falta de providencias efetivas por parte das autoridades do Brasil, que demoram em eliminar os desvios de conduta que corróem a credibilidade do setor produtivo de carnes brasileiras, provocou forte abalo nos preços da soja no mercado mundial.

O pregão desta sexta-feira mostrou mudança importante nas posições de compradores e vendedores de soja na Bolsa de Chicago. As cotações perderam fortemente de valor e, segundo analistas, agora somente um grande problema climático na safra norte-americana poderia reconduzir as cotações da oleaginosa de volta à casa dos 10 dólares por buschel.

Produtores norte-americanos entraram em forte rally de venda ao se darem conta que as traders brasileiras aumentarão  aceleradamente as exportações de soja como consequência das indefinições da Operação Carne Fraca.

Notícias vindas da Ásia dando conta que China, Hong Kong, Coréia do Sul e Japão, além da Comunidade Européia se recusam a receber conteiners com produtos vindos do Brasil (com imagens de retirada de carnes embaladas das gôndolas dos supermercados) provocaram o rally de venda. Cotações e prêmios da futuro da soja vieram abaixo.

Agora o mercado espera que o Governo brasileiro aponte e puna não somente os fiscais corruptos incrustrados nos frigorificos mas principalmente os corruptores. A desconfiança gerada pela falta de providencias é que causou o clima de incertezas sobre a carne brasileira, dizem analistas do mercado em Chicago. "O que se questiona são os motivos de se corromper os fiscais dos frigorificos".

O próprio ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse em entrevista que o problema "é de conduta e não de sanidade". Mas com a incerteza, o mercado veio abaixo.  Os prễmios também foram atingidos.

A esperança de preços melhores para soja foi destruida nesta sexta-feira.

Chicago derrete com liquidação de contratos, aponta AGResource

O pregão da Bolsa de grãos de Chicago fechou nesta sexta-feira com um volume de operações acima da média, com grande quantidade de vendas.  O vencimento da soja para maio fechou na menor baixa desde outubro de 2016. 

O contrato de soja-novembro (importante por ser um contrato de grande interesse para os produtores dos EUA, quando terão soja disponível à venda) fechou abaixo da média móvel de 200 dias, pela primeira vez deste setembro.

Todo o complexo da soja (óleo e farelo) seguiu o grão, fechando em queda na CBOT.  

O relatório com o número de fundos atualizados desta sexta-feira trouxe uma grande queda de 32 mil contratos, totalizando em 65 mil (comprados).

No boletim desta sexta-feira, o escritório de análises norte-americana conclui que o movimento agora é reverso ao de algumas semanas atrás.

Segundo a AGResource "agora os Fundos de Investimento não vêem as commodities agrícolas como uma "boa aposta". Os Fundamentos se consolidam com a safra sul-americana acima dos 170 MTs de soja (Brasil  com mais de 108 MTs, Argentina mais de 55,5 MTs e Paraguai mais de 9,4 MTs).

Produtores de grãos do Centro-Oeste e Matopiba temem consequencias da Carne Fraca. Preços do milho derretem na Bolsa e no interior 

Por Roberto Samora, da Reuters (+ NA)

A operação Carne Fraca da Polícia Federal deixou em alerta agricultores das principais áreas produtoras do Brasil, com expectativas de que o saldo exportável e os estoques de soja e milho do país possam aumentar com uma queda nos embarques de carnes devido a embargos internacionais aos produtos brasileiros.

Com uma maior oferta de grãos -- matéria-prima das rações para aves, suínos e bovinos--, os preços da soja e do milho devem ser pressionados, potencialmente desestimulando investimentos e expansões de áreas plantadas em regiões como o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), no caso de os desdobramentos da operação da PF se prolongarem.

Regiões do Matopiba, onde os preços dos grãos são naturalmente mais baixos em função dos custos logísticos, estão entre aquelas com maior crescimento de área plantada, pela maior disponibilidade de terras --um ritmo de expansão que poderia ser colocado em xeque em um eventual cenário de preços mais baixos.

"A agricultura vai sofrer também, os preços vão cair", disse à Reuters o superintendente de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado de Tocantins, Vilmar Carneiro.

Na avaliação da autoridade, o Brasil vai demorar para recuperar sua condição exportadora anterior à operação Carne Fraca, uma vez que os processos de liberações de frigoríficos são morosos, com muitos importadores se aproveitando da situação de fragilidade do país.

Tocantins, com pouco mais de 1 milhão de hectares destinados à soja e ao milho na safra atual, ampliou em quase 10 por cento o plantio da oleaginosa. Mas ainda teria 8 milhões de hectares de terras disponíveis, sendo considerado um dos Estados com maior disponibilidade de área, segundo dados do governo local.

Uma solução para os agricultores seria exportar os grãos que não forem utilizados pela indústria produtora de carnes do país, diante de uma esperada queda nas exportações de proteína animal, disse o superintendente de Desenvolvimento do Tocantins.

"Vamos ter crescimento na forma de exportação de proteína vegetal", opinou ele, durante um evento no terminal ferroviário de Porto Nacional, da empresa de logística integrada VLI.

Até o momento neste ano as exportações de milho estão lentas, com produtores retraídos diante de um preço enfraquecido pela grande oferta esperada no Brasil e Argentina, além do câmbio atual, que reduz a competitividade do cereal brasileiro.

"As exportações vão depender do mercado (preços) e câmbio. Dependendo de como for, vai ficar milho para o mercado interno, que paga um pouco melhor", afirmou à Reuters o coordenador de negócios da multinacional Cargill, Lucas Horst Maidana. 

Segundo Maidana, se o produtor vendesse parte do milho para a exportação, ele valorizaria o produto que sobraria para o mercado interno. "Mas até o momento ele tem feito poucos negócios para exportação", comentou.

As exportações de milho, que tradicionalmente ganham força no segundo semestre, poderiam crescer este ano para 26 milhões de toneladas, ante 18 milhões em 2016, segundo dados da Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, com uma expectativa de safra recorde de 95 milhões de toneladas. Mas tais previsões foram feitas antes da eclosão da operação Carne Fraca.

Caso essas exportações não se confirmem, poderão elevar ainda mais os estoques de milho, já estimados pelo governo (Conab), ao final da temporada 2016/17, nos maiores volumes da história.

PRODUÇÃO PREOCUPADA

Enquanto esperam produtividade elevada na safra de milho este ano, alguns produtores têm o ânimo contido com a expectativa de preços menores do que no ano passado, quando a severa quebra de produção elevou fortemente as cotações. E mais recentemente estão ficando preocupados com os efeitos da Operação Carne Fraca.

O agricultor Sérgio Luis Bortolozzo Jr., da Canel, que planta em uma das melhores áreas de Uruçuí (PI), afirmou que muitas das consequências da operação Carne Fraca ainda são incertas. Mas ele vê como preocupante os efeitos para os preços.

"Se diminuirmos o consumo de carne, como vai consumir mais (milho), uma vez que 100 por cento do grão é para alimentação animal?", questionou Bortolozzo Jr., gerente de manejo da Canel, uma empresa de propriedade familiar que se instalou no Piauí em 1988.

Bortolozzo diz que a Canel, que planta cerca de 15 mil hectares, entre soja, milho e algodão, ainda poderia expandir a área agrícola em mais 5 mil hectares. "Mas não vamos abrir (na próxima safra)", afirmou ele, lembrando que o mercado não está favorável.

Nas áreas visitadas pela Reuters esta semana nas principais regiões produtoras do Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí, as produtividades devem ser elevadas, beneficiadas pelas chuvas, mas o agricultor não vê muito para comemorar.

"Vai produzir bem mais, mas a questão é o preço, que vai ser ridículo", disse Bortolozzo Jr.

Alguns produtores da região do Matopiba temem que o preço do milho possa cair para cerca de 20 reais a saca (base Campinas), quando entrar a segunda safra em mais alguns poucos meses. Esse valor seria menos da metade que os agricultores receberam na temporada passada, quando as cotações foram infladas pela severa quebra.

Os vencimentos a futuro do milho negociados sexta-feira na BM&F mostraram os vencimentos maio/setembro/novembro abaixo da casa dos 28 Reais (mai 17, 27,85; set 17, 27,29; e nov 17, 27,83) base Campinas. Computando a diferença do risco de base, os preços no médio-norte de Mato Grosso, por exemplo, já são fixados em menos de 16 reais (frete calculado em R$ 15/saca).

Durante o Show-Safra realizado em Lucas do Rio Verde (grande área produtora de grãos) produtores revelavam temor de que a saca resvalasse para a casa de 8 Reais. O secretário de política agrícola do  Ministério da Agricultura, Neri Gueller, tentou acalmar os produores anunciando que o Governo prepara operações de opções na tentativa de garantir os preços. Mas o anúncio não conseguiu dissipar a desconfiança sobre esta operação diante da angustiante crise financeira que atinge os cofres públicos federais.

Na FOLHA: Paranoia e caldo de galinha (por HELIO SCHWARTSMAN)

  Bobby Fabisak/JC Imagem/Folhapress  
Consumidores em supermercado de Recife após repercussão da Operação Carne Fraca, da PF, que constatou fraude na produção de carnes
Cosnumidora observa seção de carnes de supermercado em Recife

SÃO PAULO - Há assuntos com os quais não se pode brincar. Comida é um deles. Doenças e a segurança dos filhos também entram na lista. Só insinuar que aquilo que ingerimos está contaminado, que existe uma nova moléstia se espalhando ou que há pedófilos à solta na vizinhança já é meio caminho para o surgimento de rumores que se espalham de forma viral e, por vezes, evoluem para episódios de ilusão coletiva e até histeria de massas.

Foi essa faceta da psicologia social que a Polícia Federal ignorou ao divulgar sua investigação sobre fraudes envolvendo frigoríficos. Não parece haver muita dúvida de que os policiais responsáveis pela Operação Carne Fraca identificaram mais um esquema de corrupção de fiscais incrustado, desta vez, no Ministério da Agricultura. Aliás, dificilmente perderá dinheiro quem apostar que encontraremos sistemas mais ou menos estruturados de propina em qualquer órgão público em que procuremos por isso.

O problema é que, ao anunciar suas suspeitas, a PF levantou dúvidas sobre a segurança alimentar da carne processada no país. Esse nem parecia ser o foco principal das investigações, que, de resto, continham erros primários, mas rapidamente se tornou o grande assunto, originando uma torrente de desinformações que tomou conta das redes sociais. A imprensa demorou mais do que poderia e deveria para redimensionar o problema, que é real, e colocá-lo em suas devidas proporções.

A lição a tirar é a de que, se investigadores e jornalistas devem ser sempre rigorosos na checagem de informações, precisam levar isso ao limite da obsessão quando o objeto tratado se caracteriza como tema-tabu. Aqui, não apenas é maior a chance de estarmos diante de uma fabulação como também tendem a ficar piores os estragos provocados por sua divulgação. Paranoia é como caldo de galinha: em doses módicas não faz mal a ninguém. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
NA / AGresource / Reuters/ Folha

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Daniel Saldanha Camargo Ponta pora - MS

    Carne fraca derruba o preço da soja em Chicago. Eu aprendi uma coisa nesses anos de mercado globalizado e eletronico. O mercado não está nem ai para os fundamentos, noticias etc. Na realidade, os fundos especulativos estão virando a mão, saindo de posição comprada para vendida..., não fiquem espantado se a soja vier a 9.00 dolares/buschel.

    1
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Carne fraca derruba preço da soja...MAIS UMA GRANDE MENTIRA...aliás isto serve de argumento para aqueles que...NOTICIARAM AOS $ CANTOS QUE:

      1)As chuvas na Argentina e no MT e a falta de chuva no RS detonariam a produção de soja...a uns 60 a 90 dias atras..o produtor rural engoliu esta mentira dada por este site...canal rural por Kelem Severo...o DAUD...aquelas da pevisão do tempo que falam demais.. e NAO VENDEU a SOJA...estava o preço a quase 80...hoje esta a 60...e aí chutadores..e agora..

      2)Olhem a manchete...carne fraca derruba preço da soja...mais uma GRANDE MENTIRA...e porque afirmo isto...

      a)Tem compradores no mundo e no Brasil que tem este argumento...ora isto até a cachorinha do seu Saul sabe...agora não é verdadeiro..

      b)Os fundamnetos é que determinan a queda do preço da soja a 3 anos..ora safras cheias por 3 anos recuperam estoques e tem exelente oferta de produtos logo preço DESCE...

      c)Quem determina a oferta são os consumidores....aves suinos e bovinos...ora estes animais não são INTERUPTOR de ENERGIA..opa agora a carne fraca e vamos parar de comer e se suicidar e BAIXA ESTOQUE...desligou o interuptor...o estoque destes consumidores até aumentou..pois reduziram-se alguns abates logo aumentou..portanto maior consumo..lembro que para reduzir estoques de aves..90 dias,suinos 10 meses...bovinos 24 meses...portanto balela PURA..

      d)Quem consome carne no mundo ou compra de nos ou de outros...e os outros tem carne as PAMPARRA pra fornecer!!!!! NAOOOOOO...logo em poucos dias tudo volta ao normal...prova a mentira da manchete...

      portanto a imprensa e quem tem o poder de comunicar deveria ser mais profissional e falar a verdade e se não sabe ficando de boca fechada ajudaria o produtor a ganhar mAIS DINHEIRO...

      0
    • BARTOLOMEU ROGERIO RODRIGUES NETO Jataí - GO

      Se o agronegócio é o nosso carro chefe que faz com que a balança comercial trabalhe com superavit considerável, com as matérias-prima os grãos milho, soja e outros com seus sub- produtos ( farelo ), que são exportados a várias regiões do mundo, para que esses produzam seu próprio alimento, ou seja a carne, agora eu pergunto, porque a carne fraca afetaria os preços das commodities ? eu vejo que somente no mercado interno, pois se os preços dos grãos são estipulados pelas bolsas no mundo todo, como afetaria nosso preço o problema da carne fraca? temos problemas com carne sim, não com grãos, já que no mercado interno tem essa crise da carne, e os grãos é produto principal para fazer a ração para produção dela e como estamos nessa situação , não vou vender minha produção aqui dentro, vou exportar, porque não? essa é a minha visão da situação.

      0
    • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

      Para evitar manobras, Europa e Suíça ampliam embargo contra carnes brasileiras...Esta é a nova manchete, mas esqueceram de completar; ...' o dinheiro sujo continua livre a sua entrada'

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Bartolomeu,,,voce esta certo...os fofoqueiros é que pregam o que não sabem e o produtor paga a conta..e os players de mercado também...se fosse comprador de soja também pregaria o caos da carne fraca..argumento para comprar melhor...

      0