Contribuição do agro para o PIB nacional vai muito além dos grãos e das carnes, destaca Maggi

Publicado em 18/08/2017 09:04
No município paulista, o ministro da Agricultura participa da 62ª Festa do Peão Boiadeiro

O agronegócio é atividade que tem salvado a economia do Brasil nos últimos anos, destacou nesta quinta-feira (17) o ministro da Agricultura,Blairo Maggi, em Barretos (SP), onde participa agora à noite da abertura oficial da 62ª Festa do Peão de Boiadeiro, um dos mais tradicionais agroeventos do país. “O setor não é só grãos, carnes. É também cana-açúcar, suco de laranja, frutas. Estamos falando no momento de uma safra de cerca de 240 milhões de toneladas de grãos, mas a agropecuária movimenta algo em torno de 1,2 bilhão de toneladas/ano. Isso contribui para impulsionar outras áreas, como, por exemplo, as de fabricação e comércio de caminhões, trens e embarcações. Ou seja, temos participação direta e indireta em boa parte do PIB.”

O ministro disse ainda que hoje a cadeia do agronegócio está muito mais animada do que no passado porque tem o reconhecimento da população urbana sobre a importância socioeconômica de sua atividade. A visita de Maggi à cidade se insere entre as ações desenvolvidas pelo Mapa para dar maior visibilidade ao setor, buscando se aproximar de todos elos do segmento, como o de feiras e exposições. Em sua passagem pelo município, ele também foi conhecer o Hospital do Câncer de Barretos – um dos principais do país em oncologia – e o segundo frigorífico mais antigo do Brasil.

Em entrevista à imprensa, Maggi explicou que o Mapa é muito mais um ministério de regulação, acompanhamento, fiscalização e de abertura de mercados do que de investimentos. Mesmo assim, acrescentou, o Mapa é responsável pela formulação do Plano Agrícola e Pecuário, que na safra 2017/2018 está destinando R$ 202 bilhões para crédito de custeio, comercialização e investimento e inovação. ‘Esses recursos já estão à disposição dos produtores e das cooperativas deste 3 de julho e são liberados pelo bancos oficiais e instituições financeiras ligadas ao cooperativismo."

Maggi assinalou ainda que gostaria que a agricultura empresarial e a familiar estivessem sob um único ministério. “O consumidor não diferencia na mesa se a produção vem da agricultura empresarial ou familiar. Ele quer é qualidade e preços competitivos. Agora, a união dos dois setores num só ministério não depende apenas da minha vontade.”  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário