Tereza Cristina: "temos uma bomba-relógio para desarmar no Funrural"

Publicado em 13/09/2017 16:01

“A Justiça falhou e agora temos uma bomba relógio nas mãos para desarmar.” A avaliação foi feita nesta quarta-feira (13/09) pela deputada Tereza Cristina (PSB-MS), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e relatora da comissão especial que analisa a Medida Provisória 793/2017, que trata do Fundo de Assistência ao Produtor Rural (Funrural), durante audiência pública com representantes de entidades do setor.

A deputada se referiu à decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em março deste ano quando, por seis votos a cinco, considerou constitucional a cobrança do fundo. Anteriormente, a mesma corte havia tomado duas decisões, por 11 votos a zero, no sentido contrário. Tereza Cristina considerou importante a realização das audiências. “Temos um país continental, com peculiaridades em cada região. O próximo passo é realizar reuniões de trabalho a fim de definir as estratégias de ações a tomar”, explicou.

Presente à reunião, o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), também integrante da FPA, rejeita o rótulo de “caloteiro” que alguns críticos tentam impingir aos produtores rurais. “Haviam duas decisões a favor do não pagamento. Então o agricultor não pagou o Funrural porque tinha o respaldo judicial para isso”, afirmou.” Além disso, ninguém sabe quanto deve. É uma situação caótica. E apesar de tudo isso, é o agronegócio que está mantendo os números positivos da economia brasileira. Ele sugeriu ainda que os diversos setores da agropecuária brasileira se organizem e façam suas propostas para a MP do Funrural.

O senador Dário Berger (PMDB-SC), membro da FPA e presidente da comissão especial da MP do Funrural, entende que a questão é um imbróglio jurídico preocupante. “O agro é a nossa principal locomotiva, representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB), 40% das exportações e, para manter isso, é preciso muita cautela.

A audiência pública contou com as participações de Bruno Lucchi, superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecduária do Brasil (CNA); Roberto Queiroga, diretor-executivo da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra); Geraldo Borges, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite); Alberto Broch, vice-presidente e Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); e Paulo Roberto Stöberl, assessor jurídico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário