Superintendência do Cade recomenda impugnação de fusão entre Monsanto e Bayer

Publicado em 04/10/2017 09:21

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou que a compra da norte-americana Monsanto pela alemã Bayer seja impugada pelo tribunal da autarquia, de acordo com parecer divulgado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.

O órgão avaliou que as alegadas eficiências da operação são insuficientes para compensar prováveis efeitos anticompetitivos, e disse que as preocupações identificadas demandam uma "solução de caráter estrutural".

A compra da Monsanto pela Bayer por 66 bilhões de dólares, anunciada em setembro de 2016, cria a maior companhia integrada de pesticidas e sementes do mundo.

Em nota, a Bayer disse que o parecer do Cade "não significa reprovação da operação".

"É um passo normal dentro do processo de revisão de casos internacionais mais complexos e que permite ao Cade mais tempo para esclarecer dúvidas e discutir remédios adequados para sanar por completo suas preocupações. As partes estão e continuarão cooperando com o Cadea fim de obter a aprovação da transação o mais breve possível."

A Monsanto não retornou imediatamente a um pedido de comentário.

Agências reguladoras do Brasil, Estados Unidos e Europa estão trabalhando juntas para assegurar que a combinação das duas empresas não ameace o equilíbrio do mercado.

No Brasil, grupos que se opõem ao acordo pediram ao Cade para bloquear a transação ou forçar desinvestimentos, incluindo a tecnologia de soja geneticamente modificada Intacta RR2 IPRO da Monsanto e o negócio de herbicidas que contenham o glufosinato de amônio da Bayer.

Na semana passada, o presidente para América do Sul da Monsanto, Rodrigo Santos, disse, no entanto, que a companhia quer manter a tecnologia Intacta após a fusão com a Bayer.

O CADE agora funciona (O Antagonista)

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica recomendou ao tribunal da entidade a impugnação da compra da operação da Monsanto no Brasil pela Bayer.

Meses atrás, o CADE vetou a fusão da Kroton com a Estácio de Sá. Práticas anticompetitivas só prejudicam o mercado e o consumidor.

Os gigantes da era petista, turbinados com dinheiro público, também deveriam ser desfeitos imediatamente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário