Uruguai diz que UE precisa melhorar oferta para acordo comercial com o Mercosul

Publicado em 10/10/2017 15:22

LOGO REUTERS

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia deve fazer uma oferta melhor sobre a abertura de seus mercados às importações de carne e etanol para selar um acordo de livre comércio com o Mercosul, disse uma autoridade uruguaia nesta terça-feira.

Os países que integram o Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – e a UE estão ingressando na fase decisiva das negociações, já que pretendem coincidir nos pontos principais de um acordo até o final do ano.

A Europa propôs permitir o ingresso de 70 mil toneladas de carne bovina e 600 mil toneladas de etanol com impostos de importação reduzidos, algo que os negociadores de Brasil e Argentina descreveram como "decepcionante".

O Mercosul sugeriu maneiras de impulsionar as negociações sobre a abertura de mercados, mas a UE as rejeitou, segundo um funcionário uruguaio que disse que ainda é possível fechar um acordo até dezembro se a posição do bloco europeu mudar.

"É uma situação muito frustrante, mas a bola agora está claramente no campo da UE", disse o funcionário. "Não podemos deixar certas coisas para o final", acrescentou.

A Comissão Europeia, que negocia em nome de todos os países da UE, tem que equilibrar os interesses de membros partidários de um acordo comercial e daqueles, como França e Irlanda, aos quais preocupa um excesso de importações agrícolas do Mercosul.

A próxima rodada de negociações está marcada para 6 a 10 de novembro, e outra possivelmente no começo de dezembro. Autoridades da Comissão reconheceram que seus homólogos não estão "empolgados" com a oferta da UE. "É compreensível que a outra parte nem sempre esteja entusiasmada. Sempre queremos mais", disse um deles.

Ambas as partes admitem que o prazo até o final do ano é mais simbólico que obrigatório, já que as eleições brasileiras de outubro de 2018 poderiam estancar as negociações.

(Por Philip Blenkinsop)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário