Incêndio no Parque da Chapada dos Veadeiros está controlado, mas surge novo foco

Publicado em 16/10/2017 10:09
BlogAmbiente Inteiro - Apagou, mas acendeu...


fogo que atingia a área de visitação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foi controlado, mas novo foco surgiu perto do município de Alto Paraíso, em área recentemente incorporada ao parque, que continua fechado. Ainda não há previsão sobre a reabertura do parque para visitas.

O incêndio que estava próximo e chegou à área de administração do parque está controlado, mas não significa dizer que está extinto. Tem equipes fazendo o combate a esse incêndio na área nova de expansão do parque", disse o chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Fernando Tatagiba.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961. Em 2001, uma tentativa de ampliação da área para 240 mil hectares chegou a ser decretada, mas foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falhas no processo e pela não realização de audiências públicas, previstas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que entrou em vigor em 2000. Em 2017, a unidade foi ampliada de forma arbitrária por decisão do Ministério do Ambiente que atropelou um longo processo de negociação com o Governo de Goiás e produtores afetados.

Veja também: Incêndio destrói Unidade de Conservação em Goiás

Fernando Tatagiba ressaltou que as queimadas causadas pelo homem têm impacto negativo tanto para o ecossistema quanto impactos sociais e econômicos. "A região da Chapada tem no turismo importante fonte de renda e ter o parque fechado em um feriadão como este, com expectativa grande de visitação, gera um prejuízo importante para comunidade local". A estimativa é que o local tenha perdido 2 mil visitantes neste feriado.

Veja ainda: Governo tenta ampliar Unidade de Conservação em Goiás

Segundo Tatagiba, o último incêndio dessa magnitude que atingiu a área de visitação do parque ocorreu há sete anos. Já a área de Alto Paraíso registrou incêndios também no ano passado. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela área, trabalha com ações para conscientizar a população, principalmente as comunidades do entorno, para prevenir incêndios.
 

veadeiros%2B2.jpg


O
Com informações e imagem da Agência Brasil

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ag Brasil/Blog Ambiente Inteiro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário