Veja o vídeo da destruição: MST o toca terror na Bahia (prejuízo de 60 milhões)

Publicado em 03/11/2017 13:33
e ninguém está preso... (O Antagonista)... Invasões em fazendas de Correntina-BA são contestações ou ações criminosas de cunho ideológico? (NOTÍCIAS AGRÍCOLAS)

O vídeo que mostra membros do MST destruindo instalações da produtora de alimentos Igarashi, no município de Correntina, Oeste da Bahia, na quinta-feira (2) está circulando nas mídias sociais. O Notícias Agrícolas teve acesso às imagens e reproduz seu conteúdo abaixo.

Chega a R$ 60 milhões o prejuízo causado por "terroristas" que invadiram fazendas e destruíram equipamentos na quinta-feira no município baiano de Correntina. A avaliação foi feita por empresários do agronegócio local, segundo o portal Tribuna da Bahia ( e publicado no blog O Antagonista).

Eles contaram mais de 20 pivôs destruídos, 2 colheitadeiras, 3 caminhões, 1 pá carregadeira, 1 retroescavadeira e uma patrol, além de 11 tratores queimados.

“Segundo alguns empresários, os invasores chegaram em caminhões e em mais de 10 ônibus e começam a destruir todo o que encontravam pela frente. A fúria maior se estendeu sobre a fazenda Igarashi. Lá eles pegaram uma Patrol e arrancaram 20 pivôs da propriedade, transformando-os em um monte de ferro retorcido.

Não satisfeitos, os invasores ensandecidos derrubaram e danificaram os postos da rede elétrica, destruíram as bombas, motores e tubulações de captação de água do Rio Arrojado.

O cenário é de devastação (…). Há muita tensão e a sensação de desamparo, principalmente com a inação do governo. (…) A polícia chegou depois que tudo estava destruído e não prendeu ninguém. (…) Os empresários do agronegócio perguntam quem pagará o prejuízo (…).”

A empresa divulgou nota que também reproduzimos em seguida.

“Nota de esclarecimento:

A Lavoura e Pecuária Igarashi vem esclarecer que suas instalações no município de Correntina, estado da Bahia, foram ilegal e arbitrariamente invadidas por indivíduos que, arrebentando cercas, ateando fogo nas instalações, destruindo maquinários, todo sistema de energia, tratores, ameaçando seus colaboradores, promoveram um ato de vandalismo injustificável e criminoso, ferindo, inclusive, um de seus colaboradores.

A Igarashi ressalta que todas as atividades desenvolvidas possuem as autorizações ambientais, que por sua vez percorreram toda tramitação perante aos órgãos ambientais competentes, sendo que somente foram iniciadas as atividades após a regular conclusão de todos os processos de autorizações e licenças com seus estudos, inspeções, vistorias e conclusões.

Atuando na produção de alimentos consumidos diretamente pela população do estado da Bahia e região nordeste, com papel fundamental para a mesa da família brasileira – produzindo e fornecendo batata, cenoura, feijão, tomate, alho, cebola e outros, tudo para consumo interno, sob rigorosos padrões de conservação ambiental e forte investimento em tecnologia, que possibilita o uso sustentável dos recursos naturais.

A Igarashi repudia, veementemente, todos os atos criminosos de vandalismo praticados, dos quais foi vítima. Ato que não tem qualquer legitimidade ou justificativa ambiental, ao tempo em que adotará todas as medidas legais para defesa dos seus direitos e responsabilização dos indivíduos que cometeram referidos atos de vandalismo.

A Igarashi reforça seu compromisso permanente com o desenvolvimento sustentável, preservação da integridade física das pessoas, garantia da ordem e segurança, ao tempo em que continuará sua missão de produzir alimentos para a mesa da família brasileira.”

Invasões em fazendas de Correntina-BA são contestações ou ações criminosas de cunho ideológico? (NOTÍCIAS AGRÍCOLAS)

Com o fim da recente invasão às fazendas Igarashi e Curitiba, no município de Correntina -BA, produtores da região e de todo o Brasil, tentam  entender os motivos que levaram esse  grupo a uma atitude tão radical.  A explicação inicial vem da preocupação dos moradores da região com a retirada de água do Rio Arrojado, para abastecer os sistemas de irrigação das propriedades rurais e que tal procedimento poderia gerar transtornos ao abastecimento de água nos municípios do entorno do rio.

No entanto, aparentemente, não existem irregularidades no processo e tão pouco, redução da vazão do rio em função das irrigações.  Inclusive, a própria Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia  confirma que as fazendas têm autorização do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado (INEMA) para irrigar 2,5 mil hectares com volumes de 180 metros cúbicos por dia, atendendo assim, a necessidade de 32 pivôs.

Em nota de repúdio, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão aponta que o rio Arrojado, causa da manifestação e da violência na Fazenda em Correntina, está com a vazão normal para este período do ano e nunca teve riscos de seca.

E pondera que antes de serem levados ao ato de destruição, os representantes do movimento deveriam avaliar de forma objetiva qual o verdadeiro uso das águas para a Irrigação.

Em outro trecho , de uma análise não menos pertinente, a Associação afirma acreditar que muitos dos manifestantes podem estar sendo incentivados, de forma inconsequente, por lideranças que se recusam a dialogar ou se inteirar dos fatos científicos e das leis que autorizam os mais diversos usos das águas.

A confirmação dessa postura pode ser observada em áudios que estão veiculando pelas mídias sociais, ainda com identificação controversa de seus autores, mas que o Notícias Agrícolas decidiu repercutir para mostrar que existe mais uma questão ideológica por trás das invasões, do que simplesmente só uma preocupação com o meio ambiente.

 

E uma preocupação ainda maior é que as ações de vandalismo verificadas nas fazendas em Correntina, possam se espalhar para outras propriedades pelo Brasil. As convocações, também em áudios nas redes sociais e sem identificação dos autores, mostram a intenção de dar continuidade às invasões. Ouça a seguir:


Tal preocupação está motivando lideranças do agronegócio a se mobilizarem contra as ações e buscarem a identificação, junto à justiça, dos reais influenciadores de grupos como esse, que no caso de Correntina, se autodenomina moradores da Comunidade Ribeirinha do Rio Arrojado.

Vejas as fotos no momento da invasão:

 12  7    3  

Veja as instalações antes da confusão:

Fazenda no Oeste da Bahia, Correntina Fazenda no Oeste da Bahia, Correntina Fazenda no Oeste da Bahia, Correntina

E como ficaram após a invasão

Invasão da Fazenda no Oeste da Bahia, Correntina  Invasão da Fazenda no Oeste da Bahia, Correntina Invasão da Fazenda no Oeste da Bahia, Correntina Invasão da Fazenda no Oeste da Bahia, Correntina  Invasão da Fazenda no Oeste da Bahia, Correntina Invasão da Fazenda no Oeste da Bahia, Correntina Invasão da Fazenda no Oeste da Bahia, Correntina   Invasão da Fazenda no Oeste da Bahia, Correntina  Invasão da Fazenda no Oeste da Bahia, Correntina 

Imagem a seguir mostra a localização da propriedade nas proximidades do rio Arrojado, em Correntina, na Bahia, onde funcionavam as bombas de irrigação que foram destruídas. 

mapa rio arrojado

2018: a incerteza e o otimismo

De Míriam Leitão, no Globo:

“Muitas empresas que têm planos de investir vão esperar um ano antes de realizar os projetos porque dependem do que ocorrerá na eleição do ano que vem. Os bancos estão com liquidez e capacidade de financiar o investimento, mas não haverá demanda porque o grau de incerteza nesta eleição é maior do que nas anteriores. O crédito vai parar de cair em breve, mas as grandes operações devem ficar em suspenso por enquanto.

O ritmo do crescimento no ano que vem será modesto, mas os economistas começam a ter previsões mais otimistas. O governo mandou ao Congresso, embutida no Orçamento, a projeção do PIB de 2%. O Banco Central divulgou seu cenário com uma taxa de 2,2%. Alguns economistas apostam em 2,5% ou até 3%. O país começa a deixar para trás a mais prolongada recessão da sua história, mas será uma saída lenta e sujeita às turbulências políticas dos tempos atuais.”

O Antagonista acrescenta que, em entrevista à Folha, a economista Marcelle Chauvet, professora-assistente da Universidade da Califórnia Riverside, foi ainda mais otimista, apostando em crescimento de 3,5% em 2018.

“Acho muito difícil ter choques negativos que possam tirar a economia do lugar. O consumo está muito deprimido, o investimento está represado por tanto tempo que daqui a pouco não vai ter por onde. Tem que ser algo fenomenal para a economia sair do curso neste momento.”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas+O Antagonista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

12 comentários

  • H Furuya tokyo

    Veículo de comunicação (radio, tv, internet), nas mãos de um débil mental, ignorante, é mais perigoso que fuzil na mão de um chimpanzé, porque sua destruição não fica limitada ao alcance de bala... Por incentivar vandalismo, invasao, deveria de sofrer pena mínima de 30 anos de prisao -- pena maior que a de um homicídio, porque o prejuízo e efeito equivalem a milhares de homicidios... Para entender melhor, siga este exemplo: digamos que população mundial seja 10.000 habitantes, e que a Fazenda Igarashi seja o único produtor do alimentício desse pequeno mundo, e que sua produção seria suficiente para toda alimentar a toda esta população. O que aconteceria se os vagabundos destruissem esse meio de producao? Com certeza, todos morreriam de fome.. Portanto, o crime que cometeram na Igarashi equivale a milhares de assassinatos, e deveriam merecer pena mínima de 30 anos de prisao, com confisco de todos os bens dos vagabundo que incentivaram e participaram dessa e outras invasões de propriedades rurais... Invasao à uma propriedade privada do ramo de alimentício é crime contra a segurança nacional, e os invasores deveriam ser presos imediatamente, sem direito a defesa e advogado, sem julgamento,... pena de 30 anos de cadeia, automaticamente.

    1
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      pois é em diversas situações a lei brasileira é frouxa, ou sua aplicação é frouxa. Bota essas pessoas que cometeram esse crime uns dois anos na cadeia e excluam elas de qualquer programa assistencialista por uns 30 anos para ver se isso ocorrerá de novo.

      Jamais ocorrerá! Mas a certeza da impunidade fazem as pessoas serem recorrentes nesses atos desproporcionais.

      0
    • Cassiano aozane Vila nova do sul - RS

      Buenas , este exemplo já ocorreu se meu simplório conhecimento não me enganar... o Haiti era forte produtor de açúcar, com grandes canaviais, e, por sua independência da França, o povo na sua maioria de crença vudu, seus lideres propagaram a destruição de tudo que lembrava a França e seus senhores..., ai queimaram toda a cana e todas as usinas, enfim toda infra-estrutura..., ai foi só abraça a miséria.

      0
    • H Furuya tokyo

      ... quando vi na invasão da Igarashi os invasores falando abobrinha e negociando com policiais para ninguém ser preso, dizendo ato foi por causa justa, com maior cara de pau, e ser recebido como heróis em cidade, percebi que esta situação não tem nenhuma lógica..., em situação como essa, os policiais deveriam fazer como fazem quando enfrentam assaltante à mão armada... pessoas que não portando documento de identidade, liberar somente apos confiscar documento e tirar foto: pessoas sem identidade deviam liberar somente após tirar impressão digital, foto e dado completo.

      0
  • Emival Miranda Nenzico Goiânia - GO

    Eu gostaria que qualquer que seja uma autoridade de alta patente do nosso glorioso Exército Brasileiro se inteirasse dessas atrocidades cometidas pelo exército de bandidos do homem de nove dedos nas mãos o Lu.La.Drão que agissem de forma dura e prendesse esses bandidos que destroem uma propriedade de imigrantes Japoneses, que o que mais sabem fazer é transformar uma terra ruim como a do estado da Bahia em uma terra fértil e muito produtiva aja vista que lá cultivava somente produtos que vão para as mesas dos brasileiros.... e agora vem essa quadrilha de ladrões e bandidos e ainda por cima comandados que são por esse bandido um CANDANGO que por um aborto caiu de paraquedas no comando de uma nação composta de um povo que sempre foi ordeiro e trabalhadores e ainda esse ladrão de nove dedos nas mãos o Lu.La.Drão que já foi sentenciado na primeira condenação a nove anos e seis meses de prisão em regime fechado dos sete processos que responde ao ministério publico federal,precisa urgentemente que alguém ou uma corporação como é a guardiã da nossa nação e do povo e das instituições tomarem uma drástica posição contra essa quadrilha já quase todas julgadas e condenadas e cumprindo penas altíssimas e o seu todo poderoso ainda solto afrontam os poderes constituidos da nação e não se intimida com as leis que a nossa justiça faz cumpri-las atp´

    0
  • armelindo corte dos reis Enagenheir Bel trão - PR

    É uma situação lamentável, não podemos aceitar tal desconforto! Produzir alimentos neste país está se tornando cada dia mais difícil!! Pergunto onde estão as autoridades? Que tipo de terrorista são estes? Até parece que os verdadeiros terroristas são as empresas produtoras de alimentos! "Será que vamos ter que combater da mesma forma?

    0
  • Evandro Dapare Ibirarema - SP

    E onde está a cobertura da grande mídia neste caso??????

    0
  • Marcelo Schmitz Blumenau - SC

    Marginais, dá até um ruim de ver isso.

    1
  • Andre Luis Mariani

    Cunho ideológico !??????? Ta louco bandidagem pura, despedração do patrimônio privado !!!!!!! Atos de violência que põe em risco a vida de pessoas, o patrimônio, a hegemonia do estado e da nação !!!! Revoltante !!!!

    1
  • Heber Marim Katuete - PY - PI

    Direito à propriedade... Segurança... Fruto do estatuto do desarmamento... Pergunto se essa fazenda tivesse segurança armada de fuzis esse bando de anarquistas iriam entrar?... Na verdade é uma vergonha a polícia fazer acordo com bandido... Bandido bom é bandido morto!!!

    1
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    É evidente que são manifestações de cunho ideológico (sobre indagação do NA - Invasões em fazendas de Correntina-BA são contestações ou ações criminosas de cunho ideológico?"): ..., essas pessoas foram incitadas a praticar a violência. Se de um lado podem se sentir os defensores da ecologia, de outro podem se achar os praticantes de "justiça social" lutando contra o capitalismo opressor. A idéia a ser passada para a sociedade é a de que os gananciosos fazendeiros estão tirando a água das pessoas, em última análise tentam matar as pessoas de sede para poder garantir a produção agricola, ou melhor, o empreendimento capitalista. Ainda outro aspecto do pensamento revolucionário dessas pessoas é a disseminação por toda a sociedade, ou pelo menos entre os menos instruidos, de que a justiça brasileira é feita para beneficiar os ricos, e aí é que está o nó. Quem então poderá proteger essas minorias senão os justiceiros sociais? Os candidatos de esquerda? Dividir para conquistar, nós contra eles... Se houver acirramento do conflito e reação dos prejudicados tanto melhor para a esquerda e o que salta aos olhos é ver que apesar das inumeras "representações", verbas publicitárias (que só servem para promover politicos) das inúmeras instituições de Estado e organismos de representação, não há por parte do corpo juridico dessas entidades uma reação forte e cabal que acabe com a pantomina de que a justiça é feita para beneficiar os ricos. Não salta aos olhos o fato de que, se a justiça não funciona e não atende aos pobres, os agentes politicos deviam agir contra o Estado e não contra os que cometem crimes? Se eleito Lula irá acirrar os conflitos e promover a desordem favorecendo dentro do governo os grupos radicais como fez também Dilma Roussef. Com as universidades formando mais e mais radicais a sociedade ficará dividida de uma vez por todas e o ambiente para a revolução estará formado. A bancada ruralista é cúmplice nesses crimes.

    2
    • Antonio Carlos Nogueira Fortaleza - CE

      Bom comentário, vc acertou, pois esse conflito somente interessa aos setores radicais de esquerda e direita. Não construindo nada para aprimorar nossa frágil democracia.

      0
    • H Furuya tokyo

      rodrigo polo pires, falou tudo, exatamente isso que está acontecendo, mas incrível que pareça não só as pessoas analfabeta que não teve acesso à educação, mas pessoas com nível universitária não percebem que está sendo massa de manobra dos vagabundos políticos.

      Ex esquedista, diz " pessoas que sabem ler, jamais seriam esquerdista, os sabem são por conveniência" , muito universitário esquerdista, geralmente mais na área de humana,

      devem saber muito bem e gostar de ler, mas não passa de bando de seguidores e repetidores de papagaios, maioria nem sabem o conteúdo da causa de manifesto

      às vezes de apenas 17 paginas, mas dizendo "sou advogada", brasil virou paraíso para político oportunista, podem fazer oque bem entender e tem controle remoto para acionar

      para botar malucos para bloquear estrada, invadir fazenda, quando bem entender.

      Frustração, ódio, impotência, incerteza, injustiça e outras, criou montro esquerdista manipulado, que está afundando cada vez mais país e se prejudicando si mesmo, para beneficiar macaco lula, dilma e monte de políticos... também de fora venezuela, bolívia, cuba...

      0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Invasão sempre é crime. Pra se discutir meio ambiente tem outros meios.

    0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Não tenha duvida Sr. Vilson , mas para isso é preciso que pessoas , sérias onde principalmente o Judiciário seja Imparcial e que não haja a participação de Politicos , Ongs e malucos ideologicos onde sempre o mais fraco tem que ganhar . Direitos e Deveres devem ser Iguais para todos .

      0
  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

    Lógico que não existe problema na vazão do rio. Isso foi usado como desculpa. Algum grupo de safados pegou uma cambada de vagabundo e destruiu esta fazenda. Agora eles irão cobrar propina dos outros agricultores para não fazerem o mesmo nas outras fazendas. Simples assim. estilo máfia. Vão cobrar por proteção. E os agricultores vão pagar, pois são gente que só sabe trabalhar. Mas está chegando o dia que irão invadir a fazenda de alguém que acordou com a poupança descoberta, e este cidadão vai meter bala nesses safados. Pode até morrer, mas vai levar um monte com ele. Estes idiotas que invadiram e destruíram, essas buchas de canhão de bandido, tem que dar graças a Deus que tem gente plantando soja naquela região, dando emprego e gerando renda. Caso contrário estariam numa situação muito pior.

    6
    • Davi Vieira Valparaíso de Goiás - GO

      O que vemos aqui não foi um bando de safados como disse o amigo a cima.. São pessoas preocupas com a situação dos nossos rios, moro em Jaborandi! E sei que o Rio Formoso e vários outros definham em meio a uma seca cruel, liberações de Ortogas sem nenhum tipo de preocupação com a atual situação climática do país, e o principal... GANÂNCIA! Os rios estão secando! Enquanto isso o volume de retirada não muda a seca castiga e a quantidade de pivores é sempre a mesma ou até maior, não há fiscalização e quando tem é insuficiente, mais este é o nosso país...se confortar os grandes do agronegócio tá tudo bem! Agora o povo? O coitado que vive NECESSITA destes rios para sobreviver? Estes não podem falar nada! Faz anos que o diálogo tentam dialogar mais as leis favorecem os grandes e nada muda.

      16
    • Davi Vieira Valparaíso de Goiás - GO

      Como uma moradora de Correntina de 80 anos me disse ... "Quando secar tudo eles vão pegar seus aviões e suas caminhonetes de luxo e vão para suas casas , até porquê nem baianos a maioria deles são, e nós ficaremos lutando entre nós mesmo por um pouco de água para sobreviver, eu nasci na beira desse Rio "arrojado" e sei que ele tá secando e vai secar ainda mais."

      67
    • Gildo Alves

      Eu no meu ponto de vista mais idiota é esse vagabundo que colocou esse comentário

      32
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Está à mostra o bordão comunista: LUTA DE CLASSES !!! ... Quem arcou com as despesas de levar os "lutadores" até a propriedade para saqueá-la?...

      0
  • Antonio Carlos Nogueira Fortaleza - CE

    É lamentável que aqueles que produzem e empregam estejam sujeitos a bandoleiros com ideologia destrutiva. Deviam mudar para Venezuela para experimentar como funciona o populismo de esquerda.

    4
    • Gildo Alves

      Então por que vcs que são bandidos não vão pra lá e e deixa nossas água...

      57
    • Antonio Carlos Nogueira Fortaleza - CE

      Gildo, a ideologia de quem produz e trabalha para gerar renda e empregos não é morar na Venezuela e sim no pais que ama, e não entra em badernas pois não tem tempo para isso.

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Caro Gildo, você tem água? ... PARABÉNS !!! ... Ah! Não se esqueça, quando viajar para outra cidade não se esqueça de levar os 150 litros de água que você consome por dia. Como você tem o direito dessas água, você não pode consumir a água dos outros que têm os mesmos direitos sobre as águas deles. Se você se mudar, por exemplo "prá Sum Palo" ...trate de levar suas águas, pois lá só tem a do Rio Tiete !!!

      3