Aprovado em comissão no Senado projeto que facilita repasse de recursos para defesa agropecuária

Publicado em 22/11/2017 11:12

Com relatoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o Projeto de Lei 379/2016 foi aprovado por unanimidade, nessa terça-feira (21), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. A proposta viabiliza o repasse de recursos do Orçamento da União destinados à defesa agropecuária diretamente a estados, Distrito Federal e municípios sem a necessidade de assinatura prévia de convênio.

O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Para Flexa Ribeiro, a descentralização no repasse desses recursos contribui para que os estados já tenham conhecimento prévio do que vão poder receber. “Isso garante a criação de um sistema robusto de defesa sanitária agropecuária”, diz o senador em seu relatório.

A autoria do PLS é do senador Roberto Muniz (PP-BA). Para o parlamentar, o projeto permitirá o aperfeiçoamento no planejamento e na visão de longo prazo do setor. “A política pública da Defesa Sanitária ainda está na Idade Média. Espera-se alcançar com este ponto, avanços na Defesa, com uma indução à padronização dos status sanitários no Brasil, maior controle do Mapa em todos os estados, além da ampliação e melhoria das estruturas estaduais de Defesa Sanitária”, destaca Muniz.

O PLS institui a transferência direta e obrigatória dos recursos destinados à execução descentralizada por estados e municípios e veda a utilização desse montante para o pagamento de despesas de caráter continuado. Distribuídos mensalmente, à razão de um doze avos (1/12) do valor previsto para o exercício, os repasses serão pagos em contas correntes de titularidade dos entes favorecidos, abertas especificamente para este fim, na modalidade do sistema fundo a fundo. Será preciso disponibilizar na internet a prestação de contas do uso do dinheiro.

Atualmente, a forma de repasse desses recursos é feita por meio de convênios firmados entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e os órgãos de Defesa Sanitária. Para Muniz, essa modalidade de pagamento é considerada, ainda hoje, anacrônica frente a outras políticas públicas de caráter continuado.

Agora, o PLS está no Plenário do Senado Federal e aguarda, pelo prazo de cinco dias, interposição de algum recurso. Após aprovação na Casa, ele segue para sanção presidencial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário