Região Sul é responsável por 98% da produção de tabaco no Brasil

Publicado em 02/03/2018 15:30
Cadeia produtiva foi tema de debate em reunião com CNA e Federações da Agricultura do Sul do País

A expressividade da cadeia produtiva do tabaco na região Sul do País pode ser confirmada através dos números. Juntos, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, produzem cerca de 98% da produção brasileira. A fumicultura ocupa diretamente mais de 200 mil famílias brasileiras, empregando direta ou indiretamente cerca de 2,4 milhões de pessoas. Deste número 150 mil famílias encontram-se na região Sul.

Reconhecendo a importância social e econômica que o tabaco possui, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) posiciona-se a favor dos fumicultores.

Em recente reunião realizada em Florianópolis com a presença de lideranças das Federações de Agricultura do Paraná (FAEP), do Rio Grande do Sul (FARSUL) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a cadeia produtiva do tabaco foi tema de debate. Estiveram presentes o presidente da CNA (João Martins da Silva Júnior), da FAEP (Ágide Meneguette) e da FARSUL (Gedeão Silveira Pereira), além dos membros da diretoria da Confederação e a alta direção do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Em Santa Catarina o tabaco é umas das atividades mais importantes em número de pessoas empregadas na área rural. São cerca de 45 mil familias rurais que se dedicam a produção, gerando mais de 150 mil empregos. O Brasil exporta 85% do volume de tabaco produzido nos três Estados do Sul”, observa o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo.

Como representante oficial da CNA e FAESC na Câmara Setorial do Tabaco no Ministério da Agricultura, Membro do FONIAGRO – Fórum Nacional de Integração da Cadeia do Tabaco e presidente do Sindicato Rural de Irineópolis Francisco Eraldo Konkol salienta a importante parceria das Federações do Sul com a CNA e Sindicatos Rurais na defesa dos fumicultores.

“Na região Sul o fumo é cultivado em 566 municípios, sendo em Santa Catarina 203 municípios, por famílias de pequenos agricultores. Esse é um dos únicos produtos em que o preço é negociado diretamente entre produtores e indústria. Nós, enquanto representantes da cadeia do tabaco nos dedicamos diariamente em defender a categoria a fim de que os produtores não sejam prejudicados e tenham uma remuneração justa e adequada”, ressalta.

O Brasil é o segundo maior produtor e líder em exportação de tabaco há 25 anos. Konkol salienta que recentemente uma importante inovação institucional foi incorporada com a Lei de Integração na área da fumicultura e a instituição do Foniagro.

“Suas atribuições são de definir diretrizes para o acompanhamento e desenvolvimento do sistema de integração e de promover o fortalecimento das relações entre o produtor integrado e o integrador. Também tem a competência de estabelecer metodologia para o cálculo do valor de referência para a remuneração do integrado, observando os custos de produção, os valores de mercado dos produtos in natura, o rendimento médio dos lotes, dentre outras variáveis, para cada cadeia produtiva. Estamos juntos em defesa dos produtores de tabaco de nosso país”, complementa Konkol.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MB Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário