Justiça concede liminar de reintegração de posse após ocupação em fazenda da Embrapa em São Carlos, SP
A Justiça concedeu nesta terça-feira (17) uma liminar de reintegração de posse para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pecuária Sudeste. De acordo com o documento, os ativistas têm até as 15h para desocupar o terreno em São Carlos (SP).
Na madruga de segunda-feira (16), cerca de 50 pessoas que fazem parte da União Nacional Camponesa (UNC) ocuparam uma propriedade rural do órgão como forma de pressionar o Governo Federal a discutir a reforma agrária no país.
Ocupação
De acordo com o coordenador do movimento, Noredir José Queiroz, o movimento espera há quatro anos por um pedaço de terra e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou os ativistas que parte da fazenda Canchim seria usada para o assentamento das famílias.
“Foi indicação do Incra. Falaram que estavam com a área em negociação com a Embrapa e essa área seria para a UNC”, disse.
Funcionários da Embrapa removeram alguns animais que pastavam na área ocupada.
...
O Incra negou que tenha indicado a fazenda Canchim ou qualquer outro imóvel para movimentos sociais de luta pela terra e que não há nenhuma negociação com a Embrapa para destinação de qualquer área pra assentamento rural.
Confira a reportagem completa no site do G1 São Carlos e Araraquara
0 comentário
Suprema Corte dos EUA rejeita tarifas e reacende debate sobre exportações brasileiras de pescado
Índice STOXX 600 marca recorde após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Porque a queda das tarifas derruba óleo de soja, soja e dólar?
Coplacampo 2026 traz oportunidades para o planejamento no campo
Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo
Indonésia fecha acordo com EUA que isenta de taxa café, óleo de palma e outras commodities