Nova Mutum (MT) vai receber voos comercias graças ao agronegócio
Já está em andamento o processo para que o aeroporto de Nova Mutum passe a receber voos comerciais. O documento foi emitido pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), com sede em Manaus, onde o requerimento de alteração tramitava há cerca de dois anos.
No começo do mês de abril, a pedido do prefeito Adriano Pivetta e do secretário de Planejamento, Mauro Manjabosco, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), enviou documento para a Aeronáutica solicitando informações sobre o processo. A resposta, positiva, foi o parecer favorável para a alteração do cadastro do Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes, em aeroporto público.
A mudança no cadastro fará com que a administração possa fechar parceria com empresas aéreas para a efetivação de voos regulares ligando Nova Mutum a Cuiabá, por exemplo. Um primeiro contato já foi feito com uma empresa que deve operar uma aeronave Grand Caravan e que apenas aguarda a homologação para dar continuidade ao processo de implantação do voo.
1 comentário
Taxas dos DIs têm altas firmes com "fator Flávio" pressionando o mercado
Conversa de Cerca #183 - Atenção, produtor! O cenário fitossanitário do milho começa na soja
Ricardo Nicodemos e diretoria são reconduzidos à liderança da ABMRA para o biênio 2026/27
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP
Claudio Lemes Louzada São Paulo - SP
Parabéns!! Mas sempre é bom lembrar nossas autoridades municipais e estaduais que, para assegurar o contínuo desenvolvimento do modal aéreo, aeroporto regional moderno e atual, é necessário ter, entre outras benfeitorias aeroportuárias, pista mínima de 1.650 metros de comprimento por 45 m de largura (1.650 x 45m), resistência do piso para suportar 33 toneladas ou superior, balizamento LED e por energia solar (muito mais barato que o antigo 220V), e voo por instrumento GPS... Com essas características técnicas e de engenharia o aeroporto estará capacitado a receber turbo-hélices de até 90 passageiros. Não podemos pensar, construir ou reformar aeroportos regionais para o hoje. O hoje já é passado! Saudações,
Aeroporto Regional = 1.650 x 45m + 29t + Led Solar + GPSA cidade de Nova Mutum tem 60 mil habitantes e todos sabem que com essa população voos regulares não se sustentam. Lucas do Rio Verde e Sorriso de tempos em tempos, também renovam seus aeroportos, mas em pouco tempo estão sem passageiros. Possou da hora das cidades se unirem e fazer um aeroporto só, um regional. Mas ao que parece o ego dos administradores locais não deixam, aí fica meia duzia de aeroportos capenga e poucos uteis.