Novacki apresenta a secretário da Pesca ações para destravar exportações

Publicado em 01/06/2018 11:18
Secretário-executivo recebe secretário Especial da Aquicultura e Pesca e elenca ações do MAPA para retomar exportações de pescados para a União Europeia

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, recebeu hoje (30), o secretário especial da Aquicultura e Pesca, Dayson de Souza, no ministério para apresentar as ações realizadas pelo MAPA na tentativa de destravar as exportações do pescado brasileiro para a União Europeia (UE).

Novacki elencou as iniciativas que o ministério está desenvolvendo para liberar as vendas nacionais para o mercado europeu e o representante da Aquicultura e Pesca disse que a secretaria quer estreitar laços com o MAPA para trabalhar em conjunto em benefício do setor. Entre as ações que o MAPA realizou para que o país volte a exportar os pescados, está a viagem que o ministro Blairo Maggi fez a Bruxelas, assim como técnicos do ministério, que discutiram com representantes do bloco europeu as travas comerciais impostas, além de apresentar um plano de ação encaminhado à UE para contornar barreiras, explicando sobre vistoria das embarcações e a busca de parceria com o Inmetro para a certificação dessas embarcações, ente outras iniciativas. As ações haviam sido acordadas entre o MAPA e representantes do setor pesqueiro brasileiro no começo de abril em reunião realizada no ministério.

As exportações de pescado brasileiro estão suspensas para a UE, desde que o MAPA anunciou a suspensão temporária das exportações no dia 3 de janeiro. Fou medida preventiva em função de resultado de missão de auditoria do bloco econômico, realizada em setembro do ano passado, que acabou apontando a existência de não conformidades em embarcações e atracadouros.

A balança comercial entre o Brasil e a União Europeia é equilibrada. O Brasil exporta cerca de US$ 33 bilhões por ano para o bloco europeu, principalmente produtos agropecuários e importa em torno de US$ 31 bilhões por ano, sobretudo em produtos químicos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário