Agropecuária avança em Minas, com menos mão de obra
As terras usadas pela agropecuária cresceram em Minas Gerais nos últimos 11 anos, com avanços importantes em absorção de tecnologia e maior produtividade, mas os avanços também pecaram, quando analisados o encolhimento das lavouras permanentes, o baixo grau de instrução dos trabalhadores rurais e o intenso aumento do número de propriedades que lançaram mão dos agrotóxicos. Esste é o retrato da nova realidade no campo, de acordo com os resultados preliminares do Censo Agropecuário 2016/17, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estado seguiu a tendência vista no Brasil, com algumas diferenças, abrigando 607.448 estabelecimentos agropecuários, aumento de 10% em relação ao censo de 2006, espalhados numa área 14% maior, verificada no ano passado, de 37,9 milhões de hectares. O crescimento em área no estado, de 4,8 milhões de hectares, foi como incorporar toda a extensão do Rio de Janeiro.
Confira a notícia na íntegra no site do Estado de Minas
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli