FPA conquista Rodrigo Maia e coloca o tabelamento do frete como tema principal da pauta

Publicado em 05/02/2019 17:08

A primeira reunião  do ano da Frente Parlamentar da Agropecuária foi disputada, nesta terça-feira (5), com as presenças do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do líder do governo, Major Vitor Hugo (PSL-GO), além de mais de 60 deputados e senadores que participaram do debate sobre as pautas do setor agropecuário.

Entre as pautas mais debatidas, o fim do tabelamento do frete ganhou aliados na nova legislatura. Rodrigo Maia, que assinou a ficha de filiação da FPA, manifestou disposição para trabalhar contra a medida que impacta diretamente o custo de produção. “Sou contrário ao frete mínimo e a bancada pode contar com o meu apoio para tratar sobre o tema no Congresso”, disse. O presidente da Câmara informou também que precisa de “convencimento sobre as demais pautas defendidas pela FPA para que possa emitir opinião a respeito e trabalhar adequadamente. ”

O deputado Alceu Moreira, presidente da FPA, afirmou que a ideia de trazer parlamentares urbanos para compor o colegiado faz parte da estratégia de aproximação do consumidor final à produção rural. “A agricultura começa no solo e termina na boca do consumidor. Então, vamos sentar à mesa para esclarecer que somos convergentes e trazemos benefícios para a sociedade, não prejuízo”, ressaltou.

“Tratamos sobre todas as pautas do setor com os novos representantes do Congresso Nacional. O que é mais urgente é a regulamentação do frete, a questão do Código Florestal e do Funrural. São assuntos que já vem da última legislatura e possuem um contencioso grande a ser resolvido”, informou Moreira.

Para o deputado Zé Mário (DEM-GO), o tabelamento não trouxe benefícios nenhum para os caminhoneiros autônomos. “A medida fez com que grandes transportadoras pudessem aumentar ainda mais o lucro, ou seja, começaram a adquirir frota própria. É um tema polêmico que precisar ser debatido. Vamos encontrar uma solução plausível para todos os lados, usuários e transportadores”, esclareceu.

Quórum

A FPA já conta com mais de 200 assinaturas para renovar seu registro junto à Câmara dos Deputados nesta legislatura. Entre os membros deste ano, estão os deputados Major Victor Hugo, Baleia Rossi (MDB-SP), Kim Kataguiri (DEM-SP), Joyce Hasselmann (PSL-SP), Paula Belmonte (PPS-DF) e Zé Rocha (PR-BA).

A transmissão da presidência do colegiado ocorre no próximo dia 19 de fevereiro, quando a atual presidente Tereza Cristina entrega os trabalhos ao deputado Alceu Moreira. Ele permanecerá no comando junto à Sergio Souza (MDB-PR), vice-presidente na Câmara e ao senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), vice-presidente no Senado.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, trouxe o cenário atual da pasta que passou por reformulação. “Agradeço a indicação desta bancada para um dos maiores desafios que já recebi em minha vida pública. Estamos trabalhando a todo vapor e organizando a estrutura para garantir o desenvolvimento sustentável do setor que mais preserva no Brasil”, disse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário