SIMAF é instituído por meio de Instrução Normativa do Ibama (EMBRAPA)

Publicado em 24/04/2019 17:09

No início deste mês, no dia 04/04, o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama instituiu, por meio da Instrução Normativa - IN 12, o  Sistema  Integrado  de  Manejo  de  Fauna  -  SIMAF  como sistema eletrônico para recebimento de declarações e relatórios de manejo da espécie exótica invasora javali - Sus scrofa. O sistema foi desenvolvido e disponibilizado pela Embrapa Suínos e Aves, por meio do Projeto Javali, em Acordo de Cooperação Técnica em 2016. Para a pesquisadora Virgínia Santiago Silva, que liderou o projeto na Embrapa, esta publicação é uma conquista muito significativa e representa um dos tantos resultados executados por meio do Projeto Javali.

O SIMAF foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar nos processos necessários ao manejo do javali, normatizados pela IN nº03/2013 do Ibama, que não estavam informatizados e era uma reivindicação frequente dos controladores de javalis em todo o país. Esse sistema tem capacidade de gerenciar os dados de ocorrência de suídeos asselvajados no Brasil, bem como as ações de controle, possibilitando o monitoramento do manejo.

O SIMAF foi entregue ao Ibama para operacionalizar o sistema, informatizando os processos previstos na IN 3 e o Plano Nacional de Manejo do Javali/MMA, que entrou em vigência em 2017. A emissão online de declarações e autorizações de manejo, a geração de mapas de distribuição da espécie e relatórios gerenciais das ações de controle para o órgão gestor estão entre as funcionalidades do SIMAF.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Suínos e Aves

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário