Preços agropecuários iniciam agosto em queda

Publicado em 22/08/2019 13:59
O índice que mede a variação dos preços recebidos pelos agricultores paulistas (IqPR) iniciou o mês de agosto com queda de 0,69% na comparação com a primeira semana de julho de 2019, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta). 

Dentre os 19 produtos analisados, somente 4 apresentaram alta: amendoim (+2,36%), laranja para indústria (+1,95%), carne bovina (+1,33%) e cana-de-açúcar (+1,27%). Em contraposição, 14 produtos reduziram seus preços entre a primeira semana de julho e o mesmo período do mês de agosto. Acima dos dois dígitos, foram destaques: batata (-39,39%), tomate para mesa (-11,41%) e carne suína (-10,38), produtos que, apesar da queda de preços, acumulam aumentos consideráveis nos últimos 12 meses. O preço médio da banana nanica não variou. 

No caso da batata, a intensificação das colheitas da safra de inverno aumentou a oferta e diminuiu os preços no intervalo de 30 dias. Na região de São João da Boa Vista, especificamente, enquanto no começo de julho a saca de 50 kg era vendida na roça por mais de R$ 130,00, nesse princípio de agosto chegou-se a negociar por preços menores que R$ 60,00, explicam Eder Pinatti e Danton Leonel de Camargo Bini, pesquisadores do IEA. 

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas com informações sobre os demais produtos acompanhados neste levantamento, clique aqui

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Nara Guimarães
Fonte:
Sec. de Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário