Sistema Famato visita o Terminal de Grãos do Maranhão

Publicado em 13/09/2019 16:26

O diretor Administrativo e Financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain e o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, estiveram nesta quarta-feira (11/09), no Estado do Maranhão reunidos com representantes do EMAP Porto do Itaqui, para conhecer o projeto estruturante do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).

O projeto contempla a infraestrutura do Porto do Itaqui para recepção de grãos. O Tegram é um consórcio formado pela CGG Trading, Glencore, NovaAgri (Fundo Pátria) e o Consórcio Crescimento (formado pela francesa Louis Dreyfus Commodities e pela Amaggi). Com modais ferroviário e rodoviário para receber a produção de grãos, o terminal tem a perspectiva de equilibrar o escoamento da produção do país.

Para o diretor Vilmondes Tomain, o Tegram vai solucionar boa parte do problema de logística do país, incluindo o Centro-Oeste. “O Tegram vem para favorecer os produtores rurais de Mato Grosso e, também, de toda a região Centro-Oeste. O Porto do Itaqui vai alavancar o agronegócio brasileiro e destravar os problemas logísticos de Mato Grosso”.

O terminal tem uma posição estratégica que transformará o Itaqui no principal porto exportador de grãos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Está localizado próximo aos mercados da Europa, América do Norte e Canal do Panamá, que facilita o acesso ao mercado asiático.

Estima-se a movimentação de 5 milhões de toneladas de soja, farelo de soja e milho, utilizando um berço de atracação. Tudo isso na primeira fase do projeto.

Para a segunda fase, a previsão é que sejam movimentadas 10 milhões de toneladas de grãos anuais, provenientes da região conhecida como Mapitoba, área formadas pelos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, além do Centro-Oeste, nordeste do Estado de Mato Grosso, leste do Pará, oeste da Bahia e norte de Goiás.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ascom Famato

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário