Mapa apresenta programa Bioeconomia Brasil no congresso da Iufro 2019

Publicado em 04/10/2019 11:05
Participantes de diversos países conheceram a iniciativa do governo federal

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), apresentou, na manhã de quarta-feira (2), o Programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade para o público do 25º Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro, da sigla em inglês). Participantes de diversos países marcaram presença no “Espaço Brasil” para conhecer a iniciativa do governo federal, cujas ações visam fortalecer as cadeias produtivas que utilizam os recursos naturais de forma sustentável e consciente.

Durante a apresentação, o coordenador-geral de Extrativismo da SAF, Marco Aurélio Pavarino, explicou que o objetivo geral do programa é promover a estruturação de sistemas produtivos baseados no uso sustentável dos recursos da sociobiodiversidade e do extrativismo, assim como a produção e utilização de energia a partir de fontes renováveis. O coordenador também destacou que as florestas oferecem produtos diversificados e de alta qualidade, como frutos, fibras e plantas medicinais, que, quando valorados, podem levar benefícios à comunidade.

"O Programa está totalmente conectado com a bioeconomia da floresta. Os produtos florestais não madeireiros têm um potencial incrível de geração de renda, melhoria da qualidade de vida das populações rurais e, o mais importante, com sustentabilidade e manutenção dos recursos naturais. Neste congresso mundial reafirmamos as parcerias com o Serviço Florestal Brasileiro e a Companhia Nacional de Abastecimento, para a execução do nosso Programa", destacou Pavarino.

Programa

Lançado em maio pelo Mapa, o Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade busca promover a articulação de parcerias entre o poder público e o setor empresarial, para executar ações capazes de ampliar a participação dos pequenos agricultores, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e seus empreendimentos nos arranjos produtivos e econômicos que envolvam o conceito da bioeconomia.

O programa é constituído por cinco eixos temáticos: Estruturação Produtiva das Cadeias do Extrativismo; Ervas Medicinais, Aromáticas, Condimentares, Azeites e Chás Especiais do Brasil; Roteiros da Sociobiodiversidade; Potencialidades da Agrobiodiversidade Brasileira; e Energias Renováveis para a Agricultura Familiar.

O Bioeconomia Brasil - Sociobiodiversidade é coordenado pela SAF, em articulação com as demais unidades do Mapa, e realizado com o apoio técnico e financeiro de organismos internacionais, fundos e bancos de desenvolvimento, instituições de pesquisa, entidades da sociedade civil, outros órgãos federais, entes federativos e setor empresarial.

Lançamento

Na sequência, dando continuidade à programação do “Espaço Brasil”, o presidente do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Valdir Colatto, lançou a publicação Bioeconomia da Floresta – A conjuntura da Produção Florestal Não Madeireira do Brasil. O livro retrata a produção florestal não madeireira do país, incluindo a distribuição territorial dos diversos tipos de produtos: alimentícios, aromáticos, medicinais, corantes, borrachas, ceras, fibras, oleaginosos e tanantes.

Com o tema “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”, o Congresso Mundial da Iufro 2019 teve início no último domingo (29) e segue até sábado (5), em Curitiba, com debates sobre diversos aspectos ligados à pesquisa florestal. O Congresso é uma oportunidade para troca de experiências e conhecimento em inovações tecnológicas, bem como para atualização sobre os mais recentes resultados de pesquisa e as tendências para o futuro da pesquisa florestal e agroflorestal no mundo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário