Setor privado e governo debatem posicionamento do agro para COP 25

Publicado em 17/10/2019 15:45
Reunião aconteceu na sede da CNA, em Brasília

O setor privado e o governo se reuniram na quarta (16), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, para discutir as ações e o posicionamento do agro para a 25ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 25) que acontecerá no Chile, em dezembro.

"Um evento como a COP é importante para mostrar o que o agro brasileiro pode contribuir para a mitigação dos gases de efeito estufa, com projetos, números e ações que validem todo o potencial do nosso setor", afirmou Bruno Lucchi, superintendente Técnico da CNA.

Na avaliação do grupo, os dados que comprovam a sustentabilidade do agro brasileiro, com o uso das tecnologias de baixa emissão de carbono e o cumprimento da legislação florestal, devem ser levados à conferência em forma de indicadores e dados científicos para mostrar o diferencial competitivo do setor.

“É muito importante que o agronegócio brasileiro e a CNA se façam presentes na COP e demonstrem um papel proativo nessas discussões de mudança do clima. Nós temos um agronegócio extremamente avançado, competitivo e que não deixa nada a desejar em relação aos nossos concorrentes. É fundamental que isso fique claro na COP”, destacou o ministro diretor do Departamento de Meio Ambiente do Itamaraty, Leonardo Cleaver Athayde.

Segundo o secretário de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Castelo, a reunião entre os setores governamental e produtivo serviu para dar subsídios às negociações durante a conferência das partes.

“Esse alinhamento serviu para nos enriquecer com informações que vão nos possibilitar fazer uma negociação de forma que se reconheça de uma vez a sustentabilidade da nossa agricultura. Somos campeões mundiais de sustentabilidade e o agronegócio é orgulho para nosso povo e nosso governo.”

O assessor especial de Assuntos Socioambientais do Ministério da Agricultura, João Adrien, destacou que o governo e o setor privado estão alinhados e prontos para participar das discussões sobre sustentabilidade no Chile, em dezembro.

“Nossa agricultura tem técnicas como integração lavoura-pecuária-floresta, plantio direto, fixação biológico de nitrogênio no solo que a fazem ser sustentável e competitiva. Por isso, precisa ser promovida principalmente nesses ambientes de discussão sobre sustentabilidade.”

No próximo dia 29, a CNA vai promover um encontro para continuar as discussões sobre a participação do setor na COP 25.

“Vamos com uma postura muito mais agressiva no sentido de mostrar aos demais países que eles podem continuar comprando produtos do Brasil com a certeza de que são sustentáveis. O agronegócio brasileiro continuará produzindo sustentavelmente, garantindo a segurança alimentar e a manutenção dos recursos naturais e do meio ambiente de uma forma que nenhum concorrente nosso faz."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário