Ipea reduz previsão de expansão do PIB agropecuário do Brasil em 2020 para 2,4%

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Produto Interno Bruno (PIB) do setor agropecuário brasileiro deve crescer 2,4% em 2020, projetou nesta quarta-feira o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que reduziu estimativa de março, de avanço de 3,8%, ressaltando no entanto que a mudança não tem o coronavírus como principal fator.
"O principal motivo da revisão não é a pandemia, está relacionado à redução da estimativa de produção de soja do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE, e decorre principalmente de uma queda da colheita do grão no Rio Grande do Sul", disse o Ipea.
Em um "cenário de estresse", com impactos mais significativos da recessão sobre o PIB do agronegócio, principalmente sobre a produção de bovinos e cana-de-açúcar, o setor ainda avançaria 1,4% no ano, segundo a projeção.
Antes, o Ipea previa alta de 2,5% mesmo no cenário de maior estresse.
"O mercado de carne bovina, proteína mais cara, pode ser o segmento com maior impacto negativo por conta da crise causada pela pandemia de Covid-19", disse o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, em nota.
A previsão de taxa de crescimento do segmento de carne bovina caiu de 3,5% para 1,1% no cenário-base.
(Por Rodrigo Viga Gaier)
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano