Ampliado o prazo para finalizar colheita de girassol nesta safra em Goiás

Publicado em 19/06/2020 14:18

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), decidiu autorizar a ampliação do prazo para a conclusão da colheita de girassol extraordinariamente para a safra 2020, cuja data final passa a ser 25 de julho, conforme Instrução Normativa nº 04/2020 editada no dia 16 de junho. Todos os anos, o girassol deve ser plantado até o dia 15 de março e a colheita precisa ser concluída em 30 de junho, conforme definido na Instrução Normativa Agrodefesa nº 8/2017, que ainda está em vigor. Porém com a IN de hoje, ocorre a excepcionalização na safra atual.

A definição do prazo de 30 de junho leva em conta a coincidência com o início do vazio sanitário da soja, que começa em 1º de julho e, durante o qual, não pode existir plantas voluntárias de soja nas áreas cultivadas. No caso da permanência do girassol no campo, há ocorrência também de plantas de soja principalmente nas linhas. Este ano, por causa da baixa pluviosidade nos meses de setembro e outubro de 2019, a soja acabou sendo plantada mais tarde. Além disso, foi registrada também pluviosidade mais alta em fevereiro, culminando com o atraso no plantio do girassol, cujo cultivo é feito em regime de safrinha na sequência da soja.

Segundo dados da Radiografia do Agro em Goiás, publicação elaborada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Estado ocupa a segunda posição na produção de girassol no Brasil. São mais de 18,2 mil hectares de área plantada em 67 estabelecimentos rurais espalhados por 29 municípios goianos. Os destaques são Piracanjuba, Ipameri e Itumbiara, que respondem por 40,1% da produção estadual.

Cuidados obrigatórios
Mesmo com a dilatação do prazo de colheita, os produtores precisam estar atentos para alguns cuidados e recomendações inseridas na IN n° 04/2020, esclarece a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio e Silva. Segundo ela, só podem permanecer no campo para colheita até 25 de julho aquelas lavouras que não se encontrarem tecnicamente em estágio de colheita até dia 30 de junho. Esclarece também que esta Instrução Normativa terá vigência, em caráter excepcional, somente neste ano de 2020.

Também os produtores ficam obrigados a destruir toda e qualquer planta voluntária de soja nas imediações das lavouras de girassol, permitindo que aquelas no interior da cultura permaneçam sem obrigação de destruição até a colheita do girassol. E mais: torna obrigatória a destruição imediata, seja física ou química, de toda e qualquer planta voluntária de soja, até no máximo cinco dias após a colheita da lavoura de girassol. Todos esses cuidados são para minimizar o problema da ferrugem asiática da soja nos plantios de verão, que começam em outubro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Secretaria Agricultura/GO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário