Lar Cooperativa apresenta expansão pecuária até 2024
Com números surpreendentes, a Diretoria Executiva da Lar Cooperativa apresentou aos prefeitos e vice-prefeitos da região Oeste o seu planejamento de ampliação das atividades de suinocultura e avicultura de corte até 2024. A reunião aconteceu na manhã de quinta-feira (28) nas dependências do Lar Centro de Eventos, respeitando distanciamentos e medidas de prevenção à Covid-19. “Essa região é uma das melhores do país, e pode ser ainda melhor”, afirmou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues ao mencionar a importância de unir forças em prol do desenvolvimento regional. Segundo o dirigente, a Cooperativa quer ser apoiadora dos municípios em prol de obras estruturantes, como melhorias de estradas, duplicações de rodovias e expansão da rede de energia elétrica trifásica para atender o avanço que está acontecendo no campo.
Dentre os principais números detalhados estão investimentos na ordem de R$ 2,412 bilhões (somando Lar e seus associados), crescimento de 165% na avicultura e geração de renda mensal aos integrados (atividade de suínos e aves) de R$ 37,3 milhões, valor que movimenta a economia local. Irineo destacou também a geração de empregos da Lar, atualmente é a Cooperativa singular que mais emprega no país, são 20.500 funcionários e até 2024 serão mais de 25 mil empregos diretos e, se considerarmos que para cada uma pessoa empregada na industrialização de aves são gerados outros 17 empregos indiretos, o número é muito maior.
O momento também foi para troca de ideias entre os prefeitos mais experientes e os que tomaram posse no mês de janeiro. Foi unanimidade o reconhecimento de que os produtores rurais são empresários do município, as atividades de suínos e aves geram renda e empregos em um curto período de tempo, são pessoas da região investindo na região.
Presenças: Participaram da reunião o prefeito de Medianeira Antonio França e o vice Evandro Mees, prefeito de Matelândia – Maximino Pietrobon, prefeito de Ramilândia – Edson dos Santos, prefeito de Diamante d’Oeste – Guilherme Pivatto Junior, vice-prefeito de Santa Terezinha de Itaipu – Vanio Morona, vice-prefeito de São Miguel do Iguaçu – Claudio Rodrigues, vice-prefeito de Itaipulândia – Lindolfo Rui, prefeito de Serranópolis do Iguaçu – Ivo Roberti, prefeito de Missal – Adilto Ferrari e prefeito de Céu Azul – Laurindo Sperotto.
Demandas urgentes
Dentre as principais necessidades da região está a duplicação de BR-277 de Matelândia a Agro Cafeeira e a construção de um viaduto de acesso a indústria de aves da Lar Cooperativa no município. “Com o crescimento da Lar cresce toda a nossa região, a duplicação e o viaduto de acesso são demandas urgentes e de longa data, precisamos entrar em contato com nossas lideranças estaduais e federais para que se tornem realidade”, enfatizou o prefeito de Matelândia Maximino Pietrobon.
Próximos passos
A Diretoria Executiva da Lar informou que no mês de fevereiro terá audiência com o governador Ratinho Júnior para apresentar os referidos números atualizados de expansão e as demandas de estrutura para região.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli