Exportações agrícolas da Argentina se recuperam em janeiro após fim de greves

As exportações agrícolas da Argentina avançaram 32,63% em janeiro na comparação anual, após o fim das greves e impasses com sindicatos que atrapalharam os embarques no final do ano passado, antes que acordos fossem fechados, disse a câmara de processadores e exportadores CIARA-CEC nesta segunda-feira.
A câmara, que reúne empresas que representam 40% das exportações de grãos da Argentina, informou que 2,14 bilhões de dólares foram movimentados no primeiro mês do ano, um aumento de 26,6% em relação a dezembro.
"Esse resultado se deve ao fato de que em janeiro houve a liberação de embarques de produtos agroindustriais para o exterior, que vinham sendo atrasados pelos diversos conflitos sindicais ocorridos durante dezembro e parte de janeiro", disse a CIARA-CEC.
"O valor liquidado no mês passado é o maior para qualquer mês de janeiro nos últimos 18 anos, desde 2003, com exceção de 2016", acrescentou a entidade.
A Argentina é a maior exportadora de óleo e farelo de soja do mundo, além de grande produtora de trigo e milho.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli