CNA discute regulamentação da produção, transporte e comercialização de sementes e mudas
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu, na terça (2), propostas de regulamentarão a produção, transporte e comercialização de sementes e mudas na terça (02).
O tema foi tratado durante a reunião do Grupo de Trabalho de Tecnologia da entidade, que debateu pontos que podem ser considerados importantes para o setor em novas instruções normativas sobre o tema, além de fazer um balanço das ações relacionadas aos bioinsumos e planejamento para 2021.
Segundo o coordenador do GT de Tecnologia da CNA, Reginaldo Minaré, o encontro reafirmou a decisão anterior de garantir a liberdade dos agricultores de reservar sementes para uso próprio e, também, de produzir bioinsumos em suas propriedades para uso próprio.
“A CNA, no trabalho de regulamentação do decreto de sementes e mudas e na construção das normas para a produção de bioinsumos, atuará para garantir a liberdade dos agricultores e contribuir para que as normas sejam as mais objetivas e funcionais possíveis”, afirmou.
A reunião contou com a participação de representantes de diversas federações estaduais de agricultura e pecuária. De acordo com Minaré, o grupo destacou a importância da regulamentação da reserva técnica e do transporte de sementes para uso próprio e a garantia da eficiência agronômica das características das variedades de plantas cultivares registradas.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli