Governo de SP pode rever taxação do ICMS para carnes e leite
Segundo informações publicadas pelo Valor Econômico, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deve anunciar nesta semana a redução das alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as carnes bovina, suína, de peixe, de aves e sobre o leite pasteurizado. A possibilidade de revisão na decisão sobre a tributação vem após a articulação de empresários do ramo de bares e restaurantes.
Ao Valor Econômico, o secretário de Agricultura do Estado, Gustavo Junqueira disse que "devemos, sim, rever o ICMS no leite pasteurizado e nas carnes vendidas pelo Simples Nacional", e que "no caso do leite, trata-se do elo mais fraco da cadeia, com seis mil produtores. Nas carnes, a medida atinge, principalmente, açougues e pequenos estabelecimentos, incluindo restaurantes".
Desde janeiro o setor agropecuário trava embates com o Governo do Estado após a majoração das alíquotas do ICMS, promovendo tratoraços e manifestações. No início do ano, após manifesto, o agronegócio paulista conseguiu o recuo do governo em boa parte dos itens tributados, como insumos, energia elétrica, produtos da cesta básica e hortifrutigranjeiros.
No final de de janeiro, integrantes da cadeia de canes, como distribuidores e açougues, protestarem na capital. A alíquota sobre as vendas internas dos frigoríficos para as empresas que optam pelo Simples Nacional foram elevadas de 7% para 13,3%.
Conforme aponta o Valor Econômico, a alteração na tributação em São Paulo sobre proteínas e leite pasteurizado deverá ocorrer dias após o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidir taxar os fertilizantes. Na sexta-feira (12), o colegiado de secretários estaduais de Fazenda definiu cobrança de 1% ao ano a partir de 2022, com elevações anuais da alíquota até ela chegar a 4% em 2025. Para os demais insumos agropecuários, como defensivos, ração e sementes, o Convênio 100/1997, que reduz a base de cálculo do ICMS sobre esses itens, foi estendido até 31 de dezembro de 2025.
Leia Mais:
+ Setores de carnes e leite protestam em São Paulo nesta quarta-feira (27) contra decreto do ICMS
0 comentário
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril
EUA afirmam ter atacado militantes do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria
Banco Mercantil propõe aumento de capital e dividendos após regularização de dívida com a União
Agronegócio brasileiro perde Paulo Garollo, o "papa do milho", nesta 4ª feira (24)