Exportações de açúcar e café seguem paralisadas na Colômbia, informa rádio local
As exportações de café e açúcar pelo porto de Buenaventura estão paralisadas pelo bloqueio de estradas, garantiu o presidente da Associação Nacional dos Exportadores, Javier Díaz Molina. As informações foram divulgadas pela rádio Caracol.
De acordo com a publicação, o presidente reconheceu que estes produtos não conseguiram chegar das zonas de produção ao porto devido aos efeitos da greve e indicou que nesta situação tiveram de recorrer à figura de “Forças Maiores” para evitar sanções internacionais.
Acrescentou que o impacto também gera impacto nas importações que chegam dos países asiáticos e que não têm conseguem sair do porto de Buenaventura devido aos bloqueios nas estradas. Segundo o dirigente sindical, a situação nos portos de Cartagena e Santa Marta não teve grande impacto até hoje.
Em 2020, o porto de Buenaventura exportou 98% do açúcar que vai para o mercado internacional e 70% do café. No ano passado, foram movimentadas 7,8 milhões de toneladas por meio desse terminal marítimo, o que representa 41% do total do país.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli