Exportações de açúcar e café seguem paralisadas na Colômbia, informa rádio local
As exportações de café e açúcar pelo porto de Buenaventura estão paralisadas pelo bloqueio de estradas, garantiu o presidente da Associação Nacional dos Exportadores, Javier Díaz Molina. As informações foram divulgadas pela rádio Caracol.
De acordo com a publicação, o presidente reconheceu que estes produtos não conseguiram chegar das zonas de produção ao porto devido aos efeitos da greve e indicou que nesta situação tiveram de recorrer à figura de “Forças Maiores” para evitar sanções internacionais.
Acrescentou que o impacto também gera impacto nas importações que chegam dos países asiáticos e que não têm conseguem sair do porto de Buenaventura devido aos bloqueios nas estradas. Segundo o dirigente sindical, a situação nos portos de Cartagena e Santa Marta não teve grande impacto até hoje.
Em 2020, o porto de Buenaventura exportou 98% do açúcar que vai para o mercado internacional e 70% do café. No ano passado, foram movimentadas 7,8 milhões de toneladas por meio desse terminal marítimo, o que representa 41% do total do país.
0 comentário
Após atuação do Sistema FAEP, CMN prorroga prazo da restrição no crédito por regra ambiental
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas
Wall St sobe com setor de tecnologia, Nike cai com vendas fracas na China