Governo da Argentina reduz as tarifas de exportação de novos produtos das economias regionais

Publicado em 28/06/2021 13:26
A medida cobre cerca de 17 produtos que terão taxa de 0%. Faz parte das políticas públicas promovidas pelo Estado nacional para fortalecer as economias regionais sob o paradigma da equidade social e territorial.

Dando continuidade ao processo de redução dos Direitos de Exportação (DE) das Economias Regionais iniciado em dezembro de 2019, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina informa que a nova medida contempla 67 posições tarifárias, incluindo produtos com custo fiscal zero.

“Dentro do conjunto de políticas públicas que a carteira agropecuária nacional vem realizando em conjunto com outros Ministérios com o objetivo que nos foi confiado pelo presidente Alberto Fernández de estimular a competitividade das economias regionais, o processo de redução dos direitos de exportação dos produtos do setor é um deles, e o estamos realizando com grande responsabilidade fiscal, escolhendo produtos que não impactem os preços internos e que gerem trabalho e valor agregado ”, destacou o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Luis Basterra sobre o medir.

E acrescentou: “As economias regionais desempenham um papel estratégico porque geram alto valor agregado, são intensivas em mão de obra e estão enraizadas nos territórios onde se desenvolvem, portanto nosso papel implica apoiá-las para continuar promovendo a equidade social e territorial”.

Na ocasião, foram abordados produtos das seguintes redes: apicultura, ovos, sementes, especiarias, produtos embalados (arroz, amendoim, milho pisingallo, girassol), óleos (jojoba), sucos de frutas e vegetais, bebidas alcoólicas (vermute), essenciais óleos e resinóides, lã e cabelo.

Em dezembro de 2019, por meio do Decreto nº 37/2019, foram definidos novos valores para a ED, mantendo um valor fixo em pesos para cada dólar exportado, para estimular as exportações das economias regionais. Em março de 2020, o Decreto nº 230/2020 reduziu a DE de algumas economias regionais como algodão, arroz e girassol para 5%, 6% ou 7%, dependendo do produto de cada cadeia. Em outubro do mesmo ano, através do Decreto nº 789/20, os reembolsos para a viticultura foram aumentados, e com o Decreto nº 1060/20 os DE de 698 produtos (alimentos e bebidas) das economias regionais foram reduzidos a zero.

Finalmente, deve-se destacar que essas ações constituem mais um marco no processo de industrialização rural, gerando mais valor agregado em cada um dos territórios argentinos. O processo é realizado com o objetivo de gerar desenvolvimento econômico com equidade social; sendo fiscalmente responsável.

Detalhamento da nova medida

Decreto 410/2021, publicado no Diário Oficial da União, chega a 67 posições tarifárias, considerando uma abertura de 8 dígitos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM8).

- Apicultura: a DE das Abelhas Rainhas foi reduzida a zero, sendo a sua produção a base desta atividade. As características e o desempenho da colmeia dependem de sua genética, além do impacto nas condições ambientais, de saúde e nutricionais.

- Ovos: foram considerados ovos fertilizados, como frescos e em conserva ou cozidos, tanto de galinhas como de outras aves. Com essa medida, o DE não será tributado, enquanto antes tinha uma tarifa de 4,5%. Essa cadeia gera dinamismo socioeconômico, nas fazendas de produção e plantas industriais distribuídas em nosso país.

- Sementes: considerou-se o apoio à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento para a obtenção de sementes ou materiais iniciais com as melhores características genéticas para a obtenção de produtos de consumo ou intermediários de alta qualidade nutricional e / ou industrial. Neste quadro, a ED da batata para semear, quinua para semear, gergelim para semear, que tinha uma taxa de 4,5%, foi reduzida a zero.

- Especiarias: se consideraron tanto productos que se producen en nuestro territorio, como otros que no es posible por condiciones agroecológicas específicas, pero en todos los casos, se trata de productos a los que se les agrega valor, mediante diversos procesos de industrialización en nuestro País. Este grupo é composto por pimentão, baunilha, canela, tomilho, louro, entre outros. O DE dessa medida será zero, enquanto antes eram tributados 4,5%.

- Produtos embalados: arroz, amendoim, milho pisingallo, girassol. Com o objetivo de promover o investimento, a agregação de valor e a geração de empregos, foi reduzida a ED de apresentações embaladas (conteúdo igual ou inferior a 2 kg) de produtos como arroz, amendoim, milho pisingallo e girassol.

- No caso do arroz, é uma importante economia regional nas províncias de Corrientes, Entre Ríos, Santa Fé, Formosa e Chaco. Esses produtos eram tributados entre 4,5% e 6% da ED. A partir da entrada em vigor da atual medida, algumas posições tarifárias terão alíquota zero, como no caso do arroz em casca para semeadura, e as demais correspondentes ao arroz com diversos processos industriais, sempre apresentados em recipientes de igual ou menor. de 2 kg, terão alíquotas de 5%, 4,5% e 3%, melhorando sua situação anterior.

- Quanto ao amendoim, sua cadeia agroalimentar está localizada principalmente na província de Córdoba, embora também seja cultivada e industrializada em San Luis, La Pampa, Buenos Aires, Salta, Santa Fé e Jujuy, com grande parte de sua produção destinada para mercados internacionais (90%).

Os produtos beneficiados são especificamente aqueles divididos em embalagens com conteúdo igual ou inferior a 2 kg. No caso dos pertencentes à posição 2008.11.00, há produtos de alto valor agregado, como a manteiga de amendoim, cujo DE era zerado, quando anteriormente era tributado em 5%. Por outro lado, entre os amendoins que correspondem à posição 1202.42.00, destacam-se os amendoins de confeitaria e do tipo split, que passaram a pagar 4,5% (antes eram tributados entre 5% e 7%)

- O milho Pisingallo é classificado no grupo do milho diferenciado ou especial, e é usado para fazer a conhecida pipoca. O produto embalado se beneficia de zero em seu novo DE.

- No que diz respeito ao girassol, o ED de confeitaria e sementes de girassol com casca foi reduzido a zero, sendo produtos de valor acrescentado dentro do complexo do girassol.

- Óleo de jojoba: seu ED foi reduzido a zero (anteriormente possuía uma alíquota de 4,5%). É um produto cultivado e produzido principalmente na província de La Rioja, cujo principal destino é a indústria cosmética.

- Sucos de frutas e vegetais: neste caso, a posição tarifária 20098990 abrange diversos produtos, entre os quais suco de pêra concentrado, portanto, seu ED foi reduzido a zero (anteriormente era tributado 4,5%). É um produto com forte viés exportador, e sua produção desempenha um papel muito importante na cadeia produtiva regional dos vales de Río Negro, Neuquén e Mendoza. O mercado internacional para este produto é pequeno e competitivo, portanto este benefício irá colaborar com a melhor e maior colocação no mercado externo.

- Vermute: seu ED foi reduzido a zero (antes de ser tributado 4,5%) ou para. É uma bebida com tradição no consumo doméstico, com marcas mundiais e nacionais de renome.

- Óleos essenciais e resinóides: este grupo que se distingue pelo seu alto valor agregado não será tributado na ED, quando antes possuía uma alíquota de 3%. Trata-se de um conjunto de produtos elaborados em diversas bacias de produção, como o óleo essencial de citronela, limão siciliano e menta em Misiones ou oleorresina de colorau, em Salta.

- Lã e cabelo: são produtos obtidos da produção de animais como cabras ou ovelhas. Nos produtos para cabelo com processo de lavagem, seu ED é, pela presente medida, zero (antes eram tributados 4,5%), enquanto a lã penteada é reduzida para 3% (antes também eram tributados 4,5%).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ministério da Agricultura da Argentina

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário