Campo Futuro analisa custos da agropecuária em SP e MT
Técnicos do Projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), realizaram, nesta semana, levantamentos dos custos de produção da pecuária de corte, grãos (soja e milho safrinha), hortaliças (alface) e café, em São Paulo e Mato Grosso.
Participaram dos encontros virtuais (medida de segurança para evitar o contágio do coronavírus) produtores rurais, representantes das federações estaduais de agricultura e pecuária, sindicatos rurais e cooperativas dos municípios.
Os painéis foram realizados de segunda (16) a sexta (20). Os levantamentos dos custos da pecuária de corte ocorreram nos municípios de Adamantina, Tupã, Itapetininga, Avaré, em São Paulo, com o apoio do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Os levantamento de grãos (soja e milho safrinha), também em parceria com o Cepea, aconteceram em Sinop e Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso. Houve também um painel de café em Caconde (SP), junto com o Centro de Inteligência de Mercado da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), e um de hortaliças em Ibiúna (SP).
O objetivo do Campo Futuro é aliar a capacitação do produtor à geração de informações para administração de custos, riscos de preços e gerenciamento da produção, além de colher subsídios para pautar a atuação da CNA no pleito de políticas públicas para o setor agropecuário.
0 comentário
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares