DSM anuncia compromissos de sustentabilidade que envolvem todo o sistema alimentar global

Publicado em 14/09/2021 15:17

A DSM, uma empresa com propósito de base científica global, anuncia hoje uma série de novos compromissos quantificáveis com o objetivo de abordar os desafios sociais e ambientais urgentes relacionados à forma como o mundo produz e consome alimentos até 2030. A DSM é uma das primeiras empresas do setor de ingredientes de consumo a tornar explícito seu impacto social por meio de um conjunto de compromissos mensuráveis no sistema alimentar. Esses compromissos abrangem três áreas nas quais a empresa acredita que pode causar o maior impacto positivo junto com seus parceiros de negócios: Saúde para pessoas, saúde para o planeta e meios de subsistência saudáveis.

Por meio do investimento em suas inovações baseadas em (bio)ciência, extensas parcerias e atividades de defesa, a DSM visa ajudar a promover mudanças para garantir nutrição saudável e acessível e meios de subsistência saudáveis dentro dos limites do planeta. Os novos compromissos do sistema alimentar estratégico da DSM até 2030 são: Pessoas, Planeta e Meios de Subsistência.

Esses compromissos apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2,3,12 e 13 da ONU. A DSM está empenhada em continuar a obter garantia razoável sobre seu relatório de impacto, incluindo esses novos compromissos, uma vez que planeja relatar seu progresso a cada ano em seu Relatório Anual Integrado.

Geraldine Matchett e Dimitri de Vreeze, Co-CEOs, comentaram: "A forma como produzimos e consumimos alimentos como sociedade contribui para grandes desafios globais, como mudanças climáticas, desnutrição e pobreza. Para resolver isso, precisamos repensar coletivamente nossos sistemas alimentares desde a fazenda até a mesa. Como um líder global com propósito com base científica em Saúde, Nutrição e Biociências, temos desempenhado nossa parte e aplicado nossos recursos e experiência para criar uma mudança positiva, por exemplo, por meio de nossa fortificação de alimentos e soluções de rações para redução de emissões nas fazendas. Com os compromissos ambiciosos de hoje, estamos dando o próximo passo, tornando nosso impacto social explícito e mensurável. Estamos ansiosos para intensificar isso, juntamente com nossos parceiros do setor público e privado, para garantir uma nutrição saudável, acessível e meios de subsistência saudáveis dentro dos limites do nosso planeta."

Saúde para Pessoas

Durante 2020, o número de pessoas sem acesso à nutrição adequada aumentou para 2,4 bilhões - cerca de um terço da população mundial (ONU FAO). A pobreza alimentar também é endêmica em muitos dos países mais ricos do mundo, como mostrado pelo uso crescente de bancos de alimentos. Estima-se que 2 bilhões de pessoas sofrem de deficiência de vitaminas e minerais com COVID-19, destacando o papel crucial que uma nutrição equilibrada desempenha no apoio à função imunológica do corpo.

• A DSM se compromete a ajudar a preencher a lacuna de micronutrientes de 800 milhões de pessoas até 2030 por meio de alimentos básicos fortificados e suplementos de saúde que fornecem um método comprovado e econômico de combate à desnutrição; além de capacitar os consumidores a alcançar dietas mais saudáveis. A DSM faz isso junto com seus parceiros intersetoriais, como o World Food Programme, UNICEF, World Vision e Scaling Up Nutrition.

A DSM se compromete a apoiar a imunidade de 500 milhões de pessoas até 2030. Como líder de mercado em ingredientes nutricionais enraizados na ciência nutricional, a DSM intensificará seu papel no fornecimento de vitaminas, minerais e outros ingredientes essenciais para consumidores em todo o mundo por meio de suplementos dietéticos de alto desempenho. A DSM irá promover dietas mais saudáveis e também desenvolver soluções inovadoras que agilizem a absorção das vitaminas pelo organismo.

Saúde para o planeta

Os sistemas alimentares e a crise climática estão intrinsecamente ligados. Não apenas a produção e o consumo de alimentos são responsáveis por mais de um quarto de todas as emissões globais (relatório do IPCC de 2019), mas também é o primeiro a ser atingido pela interrupção dos ecossistemas naturais do planeta. Ampliar alternativas baseadas em plantas junto com a mudança para uma produção mais sustentável de proteínas animais essenciais, como laticínios, peixes, carnes e ovos, é necessário para atender às necessidades nutricionais de uma crescente população global.

• A DSM se compromete a permitir a redução na casa de dois dígitos "na fazenda" das emissões dos animais até 2030, especificamente:
o Permitir uma redução de 20% nas emissões de gases de efeito estufa na produção de laticínios
o Possibilitar uma redução de 30% nas emissões de amônia da suinocultura
o Permitir uma redução de 30% nas emissões de fósforo da avicultura

A DSM pode ajudar a fazer uma redução considerável nas emissões das fazendas, alterando a alimentação diária dos animais. Por exemplo, apenas um quarto de colher de chá de seu aditivo alimentar Bovaer® por vaca por dia reduzirá consistentemente a emissão de metano entérico em aproximadamente 30% - permitindo uma redução de 10-12% nas emissões de gases de efeito estufa por quilo de leite.

• A DSM se compromete a alcançar 150 milhões de pessoas com alimentos proteicos nutritivos e sustentáveis à base de plantas até 2030, portanto, mais do que dobrando o número de vidas que a DSM atinge com suas soluções à base de plantas hoje. A DSM irá inovar e acelerar continuamente suas soluções para alimentos e bebidas vegetais produzidos de forma sustentável e bebidas que fornecem uma alternativa genuína, saborosa e nutritiva para carne, peixe ou laticínios. Os exemplos incluem soluções para um melhor sabor, textura e sensação na boca em bebidas à base de plantas; bem como seu investimento para aumentar a proteína à base de canola usada para melhorar uma ampla gama de produtos veganos e vegetarianos - de alternativas a carne e laticínios até bebidas populares.

Meios de subsistência saudáveis

Muitas pessoas que trabalham em cadeias de abastecimento de alimentos - incluindo agricultores, comerciantes e trabalhadores de fábricas - não podem pagar ou ter acesso a alimentos saudáveis. Dos quase um bilhão de agricultores do mundo, mais de 492 milhões vivem em extrema pobreza. Eles precisam de rendimentos justos e estáveis que sustentem suas necessidades básicas.

• Juntamente com seus parceiros, a DSM se compromete a apoiar os meios de subsistência de 500.000 pequenos agricultores em cadeias de valor até 2030. Como primeiro passo, a DSM está ajudando a melhorar a renda dos agricultores que trabalham em suas próprias cadeias de valor e por meio de parceiros de joint venture. Para conseguir isso, a DSM irá expandir o seu modelo inovador de empresa social Africa Improved Foods (AIF). Essa parceria público-privada em Ruanda produz alimentos enriquecidos nutritivos e acessíveis para - e com - as comunidades locais. Hoje, ela obtém uma variedade de grãos de cerca de 130.000 pequenas propriedades, proporcionando uma renda estável e mais segura, bem como treinamento para melhorar a produtividade e uma agricultura resiliente ao clima. Ao expandir o programa para outros locais na África Subsaariana, a DSM quer quadruplicar o número de agricultores alcançados e, assim, contribuir para a igualdade, o desenvolvimento econômico local e a criação de empregos.

Mais informações podem ser encontradas no site.

Com esses compromissos, a DSM amplia ainda mais seu portfólio de propósito e forte desempenho em ESG, exemplificado pela recente aceleração de sua meta de redução de gases de efeito estufa com base científica. A DSM é um Líder Climático do CDP e recebeu a pontuação A por sua divulgação de mudança climática. A DSM detém uma medalha de platina em sustentabilidade da EcoVadis, colocando a DSM entre os 1% melhores de sua indústria. A DSM possui uma posição de destaque na Sustainalytics, possui uma classificação AAA da MSCI; tem status Prime com ISS-Oekom; e tem uma posição de liderança no ranking do Vigeo Eiris da Moody's.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário