CNA solicita ampliação de recursos do FCO para o agro

Publicado em 15/10/2021 16:27

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou à Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) a ampliação, ainda este ano, dos recursos ofertados ao setor agropecuário por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Em reunião na sexta (15) com o superintendente Nelson Fraga, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, e a assessora técnica de Política Agrícola, Fernanda Schwantes, afirmaram que o pedido é em função da alta demanda do setor por recursos para investimentos e do comprometimento dos recursos inicialmente programados para o setor.

Eles também discutiram ações estruturantes para a otimização dos recursos a partir de 2022, como prioridades nos investimentos para o setor, modernização nas solicitações de financiamento pelos produtores e maior transparência dos dados nas concessões de crédito rural com recursos do Fundo.

Segundo a Sudeco, para 2021 a previsão era aplicar R$ 6,8 bilhões para todos os setores, mas uma reprogramação orçamentária poderá elevar esse volume de recursos no último trimestre do ano.

A Confederação solicitou à Sudeco que revise a alocação de recursos para o agronegócio, com base em um levantamento realizado com as federações do Centro-Oeste.

Segundo Lucchi, a demanda por investimentos está bastante elevada na região, especialmente nos setores prioritários para o fundo, como projetos de irrigação, armazenagem e fontes alternativas de energia, como eólica, solar, biogás e biomassa.

O FCO foi criado pela Lei n.º 7.827/1989 e contribui para o desenvolvimento econômico e social do Centro-Oeste, por meio da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, prioritariamente aos pequenos produtores rurais e microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas.

Os recursos do Fundo são provenientes de repasses do Tesouro Nacional (de uma parcela da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados), do retorno das aplicações anteriores e sua remuneração e de disponibilidade anteriores não aplicadas.

O tema será pauta de uma próxima reunião entre a CNA, as Federações da região e a Sudeco para definir o recurso adicional que poderá ser alocado ao setor ainda esse ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário