Estratégia e inovação são chaves para a evolução do agro

Publicado em 26/10/2021 09:33

Quando se trata de conexão à internet, ainda existem muitos desafios para o produtor rural. Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), apenas 23% da área agrícola brasileira conta com cobertura de conectividade. As estratégias e inovações para se avançar nesse campo apontam que o impacto no avanço da tecnologia trariam melhorias na agropecuária.

O secretário adjunto de Inovação e Tecnologia do Mapa, Cleber Soares, afirma que o sinal disponível para as propriedades rurais tem uma média de qualidade baixa. “Isso mostra o grande desafio que nós temos, que é exatamente prover conectividade num espaço de território agrícola brasileiro equivalente, hoje, a 77% da agropecuária brasileira”.

Um estudo realizado pelo órgão levantou perspectivas de impactos no agro a partir de cenários onde a conexão fosse amplificada. Na primeira hipótese, a cobertura partia de 23% para aproximadamente 50%. Para isso seria necessária a implantação de 4,4 mil antenas, com tempo médio de 2 anos para conclusão.

“A situação de conectividade no campo hoje no Brasil, é equivalente à década de 1970 quanto ao tema de iluminação ou provimento de energia elétrica, ou seja, estamos numa situação extremamente crítica”, compara, Cléber.

A segunda hipótese leva como ponto de partida o primeiro cenário, onde a cobertura de conectividade desponta de cerca de 50% para 80% a 90%, com 15,1 mil antenas e tempo aproximado de 4 anos para implementação.

“Se levarmos em consideração a evolução do cenário descrito na primeira hipótese, o impacto econômico seria de 4,5% no Valor Bruto de Produção da agropecuária, o que representa um acréscimo de R$ 47 bilhões, tendo como referência o último levantamento. E no segundo cenário, a repercussão seria de até 9,6% no VBP do agro, projetando cerca de R$ 102 bilhões injetados no agronegócio brasileiro pelo provimento da conectividade”, explica o secretário adjunto.

Conectividade – O projeto ‘Senar On’ é uma das iniciativas do Sistema Famasul para auxiliar na ampliação da conectividade no campo, por meio da distribuição de kits com antenas, computadores e equipamentos para capacitação dos produtores e trabalhadores rurais em localizações remotas de Mato Grosso do Sul.

Mas informações sobre essa iniciativa você confere clicando aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário