Senado debate projeto que trata da Política de Desenvolvimento Sustentável do Cerrado

Publicado em 26/10/2021 09:37
Audiência pública foi realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal

O debate foi realizado na tarde de segunda-feira (25) e contou com a participação de senadores, representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba) e dos governos federal e de Pernambuco. A audiência pública foi solicitada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN) para debater o Projeto de Lei nº 5462 de 2019, que dispõe sobre a conservação, a proteção, a regeneração, a utilização e proteção da vegetação nativa e a Política de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Cerrado e dos ecossistemas, da flora e da fauna associados.

O senador Izalci Lucas falou sobre a importância do setor agropecuário para o país e parabenizou o trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, “precisamos ver, com a ajuda de técnicos da Embrapa, se esse projeto está adequado, se é necessário, ou não, aperfeiçoá-lo, para que a gente possa continuar tendo um agro forte e sustentável”. Para o senador, que é membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, é necessário manter o agro funcionando bem, mas sem prejudicar o bioma do cerrado, que é fundamental no ecossistema brasileiro. 

Para o consultor da FPA, João Carlos De Carli, o Brasil é um exemplo de país que protege áreas nativas em todo o mundo, "nós estamos dando uma aula em relação à preservação, se a sociedade deseja que existam mais áreas protegidas, existe a legislação para isso.” Ainda, de acordo com João Carlos, o Brasil possui o Código Florestal, uma legislação forte, que protege o meio ambiente, e é uma das leis mais atuais em relação à legislação ambiental em todo o mundo. “Hoje, aproximadamente 17% do bioma do cerrado está dentro das áreas de preservação permanente e reserva legal, são áreas que têm a proteção já efetivada e que são analisadas frequentemente”, pontuou.

COP-26
 
Ao final da audiência pública, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Fernando Collor (PROS-AL), destacou o papel de destaque do Brasil nas questões relacionadas ao meio ambiente e ao setor agropecuário. O senador falou sobre a participação do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, em Glasgow, na Escócia, que vai acontecer de 31 de outubro a 12 de novembro. “Eu espero que nessa COP-26 nós possamos avançar bastante. O importante é que o Brasil não perca esse papel de interlocutor parceiro e confiável do planeta terra no sentido de preservação do meio ambiente”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário