CNA destaca sustentabilidade da produção agropecuária brasileira

Publicado em 28/10/2021 11:46

O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, participou, na quarta (27), da live “Circuito Virtual Agro BB – Sustentabilidade e Agricultura Familiar”, realizada pelo Banco do Brasil.

O debate foi conduzido pelo superintendente do BB no Rio Grande do Sul, Pablo Ricoldy, e contou com a participação do presidente da Fetag (RS), Joel Carlos, do assessor em Agronegócios do BB, Edgar Schnitzler, e os sócios da Granja Kist e Froelich, Edson Caetano e Danieli Andrea.

Em sua apresentação, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, afirmou que nos últimos 40 anos o Brasil aumentou a produção de grãos em mais de 400%, ao passo que a área plantada cresceu em torno de 85%.

“É redundante falar que a produção agrícola brasileira é sustentável. Usamos apenas 7,8% do território nacional e 36% da vegetação nativa está dentro das propriedades, sendo cuidada pelos produtores”, disse.

Durante o debate, Bruno citou o Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012) e seus dispositivos, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que vão ajudar o produtor rural a se adequar à legislação.

“Já temos os cadastros, agora precisamos acelerar a análise dos dados. Com o CAR analisado e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) elaborado, o produtor rural pode tranquilamente garantir o alimento sustentável que qualquer mercado exige”.

O diretor técnico também falou da importância da regularização fundiária para o país, principalmente para a Amazônia. Segundo ele, a região necessita de políticas de desenvolvimento. “Precisamos dar dignidade e melhores condições de vida à população urbana e rural. É fazer uma força tarefa que não envolve somente comando e controle, e sim implementação da lei, acesso a assistência técnica e crédito rural”.

Para o representante da Confederação, a legislação brasileira é imbatível do ponto de vista ambiental e as práticas sustentáveis já adotadas pelos produtores serão cada vez mais um diferencial na contratação de crédito e no mercado financeiro.

“Temos visto que além do crédito rural oficial, o setor tem acessado o mercado privado através dos títulos do agro, mecanismo importante para diversificação das fontes de financiamento do setor rural”, concluiu Bruno.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário