Dez das maiores globais do agro assumem compromissos ambientais em roteiro até a COP27

Publicado em 02/11/2021 13:23 e atualizado em 02/11/2021 14:02
Fazem parte do grupo ADM, Amaggi, Bunge, Cargill, Golden Agri-Resources, JBS, Louis Dreyfus Company, Olam, Wilmar e Viterra

Logotipo Notícias Agrícolas

Um grupo formado por dez das maiores companhias agrícolas do mundo emitiu uma declaração conjunta se comprometendo a adotar um roteiro setorial de medidas ambientais até a COP27, prevista para acontecer em novembro de 2022.

O movimento foi articulado pelos governos dos Estados Unidos e Reino Unido, abrangendo gigantes de commodities agrícolas como a ADM, Amaggi, Bunge, Cargill, Golden Agri-Resources, JBS, Louis Dreyfus Company, Olam, Wilmar e Viterra.

O anúncio oficial será na Cúpula dos Líderes Mundiais sobre Florestas e Uso da Terra durante a COP26, mas foi antecipado para a imprensa na noite desta segunda-feira (1º).

"O objetivo é identificar soluções em escala para progredir ainda mais rápido na eliminação do desmatamento e na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE)", destacou a nota conjunta da Tropical Forest Alliance em que o Notícias Agrícolas teve acesso.

Uma das empresas do grupo, a brasileira JBS, destacou seu compromisso com emissões líquidas zero de carbono até 2040 pela companhia.

A declaração conjunta tem sido trabalhada pelas empresas globais desde outubro em conjunto com representantes dos Estados Unidos e Reino Unido, a Tropical Forest Alliance e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

"A colaboração contínua para a COP27 será apoiada por esses atores", complementou as empresas.

Leia mais:

+ Negociações sobre clima global promovem medidas para reduzir metano e desmatamento

+ Mais de 100 líderes globais prometem acabar com desmatamento até 2030

+ Na COP26, Brasil aumenta meta de redução de emissões para 50% até 2030

Veja a declaração de propósito corporativo das empresas de commodities agrícolas na íntegra:

 

Investimentos na produção de soja e criação de gado 

Durante a segunda-feira (1º), na COP26, também houve o anúncio de oito grupos do setor financeiro e do agronegócio com investimentos de US$ 3 bilhões para a produção de soja e criação de gado sustentável na Amazônia, Cerrado e no Chaco.

Fazem parte desse grupo o fundo holandês &Green Fund, o fundo gerido pelo Rabobank AGRI3, a fintech DuAgro, o Grupo Gaia, a gestora JGP Asset Management, a Syngenta, a consultoria Sustainable Investment Management (SIM) e a securitizadora VERT.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário